2/05/2007 - 14h01
Atentado com bomba em mercado na Turquia deixa 17 feridos
Publicidade
da Efe, em Istambul
A explosão de uma bomba em um mercado nos arredores da cidade de Izmir, situada ao oeste da Turquia, deixou ao menos 17 feridos neste sábado. Um dos feridos está internado em estado grave, informaram as redes de TV NTV e CNN-Türk. A explosão ocorreu em Bornova, localidade nos arredores de Izmir.
Segundo as TVs, a bomba foi colocada provavelmente em uma bicicleta estacionada atrás das tendas do mercado.
A força da explosão quebrou os vidros das casas próximas e de alguns carros estacionados e danificou as instalações de uma mesquita.
A bomba explodiu de manhã cedo, quando ainda não havia muitas pessoas no mercado. A maioria dos feridos é de comerciantes que estavam abrindo suas tendas.
Nenhum grupo assumiu a autoria do atentado até o momento.
Manifestação
Está marcada para este domingo uma grande manifestação em Izmir, uma das cidades mais importantes da Turquia.
Assim como atos recentes em Istambul e Ancara, centenas de milhares de pessoas devem fazer uma manifestação a favor de uma Turquia laica e contra a islamização do país.
O governador da Província de Izmir, Cahit Kiraç, descartou um elo entre a explosão e a manifestação que acontecerá amanhã na cidade.
"Durante a manifestação, 3.000 policiais zelarão pela segurança. Se for preciso, ocuparemos todas as forças de segurança de Izmir", disse Kiraç.
"Não se trata de um ataque para assustar as pessoas. A explosão visava matar um alvo específico. Felizmente, isso não ocorreu", disse à imprensa o prefeito de Izmir, Aziz Kocaoglu.
A presidente do comitê organizador do protesto de amanhã, Ferda Kardelen, disse que a bomba pretendia "colocar obstáculos a manifestação".
Nenhum comentário:
Postar um comentário