Dez capitais do País registram menor temperatura do ano
25/05 - 05:52,
25/05 - 05:52,
SÃO PAULO - A massa de ar polar que está sobre a região centro-sul do País causou, na madrugada desta sexta-feira, queda brusca de temperaturas e fez com que as dez capitais das Regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul registrassem as menores temperaturas do ano. Em São Paulo, por exemplo, termômetros chegaram a marcar 4,8ºC na zona sul. Em Palmas (PR), a temperatura mínima foi de -1ºC. Apesar de esperada, não houve neve no Sul.
Sudeste
Em São Paulo, de acordo com os termômetros do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a menor temperatura foi registrada em Parelheiros, na zona sul de São Paulo. O frio na região chegou a 4,8ºC por volta das 6h40. Outro local onde a temperatura sofreu queda brusca foi em Perus, na zona norte da capital, registrando 6,8ºC.
Os termômetros na região da Av. Paulista chegaram aos 7º C. A mínima prevista para esta madrugada na cidade era de 5ºC. A sensação térmica em alguns pontos da capital, no entanto, chegou a 4ºC.
A temperatura oficial da cidade, porém, é registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no Mirante de Santana, na zona norte. Por volta das 6h desta sexta o termômetro indicou 8,5ºC no local, a menor tempertatura registrada até então - a anterior era de 9,7ºC, registrada no dia 10 de maio. A temperatura desta madrugada também foi a menor registrada no mês de maio desde o ano de 2000, quando o frio foi de 8,3ºC.
Ainda segundo o Inmet, durante a madrugada, a cidade de Campos do Jordão, na serra da Mantiqueira, registrou a temperatura de 0,8ºC.
No Rio de Janeiro a temperatura baixou para 13,4ºC. O recorde anterior era de 13,5ºC. Em Belo Horizonte, a mínima desta madrugada foi de 13ºC. Até então, a madrugada mais fria da capital mineira havia sido a do dia 11 de maio, quando foi registrada temperatura de 13,4ºC. No Espirito Santo, a capital Vitória também sentiu o efeito da entrada da forte onda de frio no Sudeste. A madrugada registrou mínima de 17,6ºC, número ainda menor ao último recorde, também do dia 11 de maio, que foi de 18,9ºC.
Sul
Até o momento, entre as capitais, Curitiba foi a que registrou maior queda na temperatura. De acordo a agência Climatempo, os termômetros da capital paranaense chegaram aos 2º C - em locais próximos ao aeroporto - no início da manhã. Segundo o Inmet, porém, a mínima registrada em Curitiba foi de 2,7ºC. A menor até então havia sido registrada no dia 9 de maio (4,3ºC).
No interior destes Estados a situação também foi de bastante frio. Segundo a Climatempo, nos municípios de Campo Mourão e Ivaí, ambos no Paraná, as temperaturas mínimas registradas foram de 3,4ºC. Em Inácio Martins, o dia amanheceu com 1ºC e em Irati, 2,9ºC. De todo o Estado, porém, a menor temperatura foi registrada no município de Palmas, com -1ºC.
Apenas as cidades bem ao norte deste Estado registraram valores de temperatura mínima acima de 5ºC, como foi o caso de Londrina, que amanheceu com frio em torno de 6ºC.
Além da capital paranense, Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS) também registraram recorde de frio. Na capital catarinense, por exemplo, a madrugada registrou mínima de 8,4ºC - o recorde anterior era de 8,8ºC. Já a madrugada da capital gaúcha atingiu frio de 5,5ºC, menor que o recorde anterior, que era de 6,6ºC.
Em Chapecó, no oeste de Santa Catarina, em Campos Novos, no planalto catarinense, e nas cidades gaúchas de Bagé e de Caxias do Sul, a quinta-feira amanheceu registrando 2ºC.
Apesar do frio, a neve, que era esperada nas regiões serranas do RS e SC, não apareceu durante esta madrugada. Em São Joaquim, na serra catarinense, a mínima foi de -1ºC. Na quarta-feira, porém, os moradores deste município foram surpreendidos com neve. Os termômetros marcaram, por volta das 21h30 daquele dia, dois graus negativos.
Centro-Oeste
A madrugada desta sexta-feira foi a mais fria do ano também nas capitais do Centro-Oeste. Em Cuiabá (MT), a mínima foi de 10ºC, segundo dados Inmet. O recorde anterior era do dia 10 de maio com 11,6ºC. Em Campo Grande (MS) a mínima foi de 5,1ºC, superando o valor de quinta-feira - menor registrado até então-, quando os termômetros baixaram para 7,2ºC. Em Goiânia (GO), o Inmet registrou mínima de 10,5ºC, sendo que o recorde anterior era de 14,2ºC, registrado no dia 19 de maio.
Sexta-feira
O frio deve permanecer sobre as Regiões Sul e Sudeste ao longo desta sexta-feira. Segundo a Climatempo, a temperatura máxima prevista para São Paulo é de 18ºC e a mínima é de 7ºC. No sábado, a previsão é de máxima de 19ºC e a mínima é de 9ºC. Em Curitiba a previsão é de de mínima de 2ºC e máxima de 15ºC para a sexta e 6ºC (mínima) e 16ºC (máxima) para o sábado.
Para Porto Alegre, a sexta deve ter mínima de 5ºC e máxima de 15ºC; no sábado a previsão é de 8ºC e 17ºC. Para Florianópolis, sexta deve ter mínima de 11ºC e máxima de 21ºC e, no sábado, 12ºC e 22ºC respectivamente.