Polícia prende 21 em cidade de SP dominada pelo PCC
11/05 -
Numa megaoperação contra o crime organizado, a Polícia Civil prendeu hoje 21 pessoas e desarticulou uma forte célula do Primeiro Comando da Capital (PCC), em Itaberá, no sudoeste do Estado. O grupo controlava um bairro inteiro da cidade de 30 mil habitantes e tinha uma central de comunicação instalada em uma das casas.
Entre os presos, estão Luís Fernando de Oliveira, o "Nando", e Daniel Fernando Elias Pinto, considerados "capitães" na facção. Eles controlavam o tráfico de drogas e de armas na cidade. Foram detidos ainda dois menores e duas mulheres.
A ação, coordenada pela Delegacia Seccional de Itapeva, mobilizou 101 policiais de 18 cidades em 40 viaturas. A força policial chegou à cidade ainda de madrugada com cerca de 20 mandados judiciais para serem cumpridos. O serviço de inteligência da Polícia Civil descobriu que os bandidos mantinham "olheiros" em vários pontos da cidade para dar o "salve" em caso de ação policial. Os bandidos usavam binóculos e radiocomunicadores.
Segundo o delegado Marcelo Bruder Santini, a facção controlava 15 residências do Jardim Dom Sílvio, bairro carente da cidade. "Eles distribuíam cestas básicas, vale gás e remédios para cooptar os moradores." Segundo Santini, a cidade vive da agricultura e grande parte da população é pobre. "Os bandidos ofereciam benesses para ter os moradores do seu lado." A rede de comunicação com o uso de uma central clandestina possibilitaria contatos com presos das penitenciárias de Avaré e Iaras, localizadas na mesma região.
Surpresa
A chegada da força policial por volta das 4 horas da madrugada surpreendeu os bandidos. Muitos foram detidos em casa, dormindo. Quando o dia amanheceu, quase todos os mandados tinham sido cumpridos. A população se aglomerou na frente do prédio da Delegacia para acompanhar as prisões. Foram apreendidos dois automóveis, dois aparelhos de rádio, vários celulares e 7 armas, entre elas uma carabina calibre 22, uma escopeta calibre 12 e uma espingarda Puma calibre 28. Os policiais apreenderam também munição, pólvora e um binóculo, além de um livro com a contabilidade da facção. A justiça determinou o bloqueio das contas bancárias dos bandidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário