SITE DE USO PESSOAL,PARA PESSOAS INTELIGENTES,QUE OLHAM O FUTURO...QUE PODERÁ SER TERRIVEL,SE NADA FOR FEITO... SEJA BEM VINDO
21 de mar. de 2010
Erupção vulcânica em 2010
Erupção vulcânica
21 mar (EFE).- Mais de 600 pessoas foram evacuadas hoje pela erupção do vulcão Fimmvorduhals, no sul da Islândia, que obrigou o Governo a decretar estado de emergência na região.
As pessoas evacuadas, que vivem em três cidades próximas ao vulcão, foram hospedadas em uma escola e atendidas por funcionários da Cruz Vermelha. Ainda não se sabe quando elas poderão voltar para casa.
O aeroporto de Keflavik esteve fechado para o tráfego aéreo internacional durante várias horas devido à pouca visibilidade provocada pelas cinzas lançadas pelo vulcão. Depois do meio-dia local (9h de Brasília), foram retomados os voos internacionais, mas não os voos domésticos.
As autoridades consideraram a erupção de categoria baixa, mas temem que possa haver outra mais severa no Katla, um vulcão próximo e com maior poder de destruição.
A ameaça de possíveis enchentes foi descartada após o exame realizado na área pelos técnicos, mas a proximidade do epicentro à geleira faz com que se mantenha a declaração de emergência.
O vulcão subterrâneo Fimmvorduhals, cuja erupção era esperada pelos especialistas havia tempo, está situado sob o gelo, entre as geleiras de Eyjafjalla e Mýrdal, cerca de 120 quilômetros ao leste de Reykjavik.
A erupção, que ocorreu por volta da meia-noite local (21h de Brasília), abriu uma rachadura de comprimento entre 500 metros e 1 quilômetro no gelo.
O Fimmvorduhals não entrava em erupção desde 1823.
A Islândia é uma ilha formada pela atividade vulcânica e ainda conta com inúmeros vulcões subterrâneos ativos. O mais conhecido é o Hekla, que entrou em erupção pela última vez há dez anos.
Foi a maior explosão de lavas dos últimos 200 anos no país. As últimas erupções na zona dessa geleira aconteceram em 1821 e 1823.
SATURNO E SEUS ANÉIS
Anéis de Saturno têm vida agitada
trabalho da sonda Cassini, que explora o planeta,nos mostra mudança de sua estrutura.Quem vê Saturno nas imagens que recebemos aqui na Terra pode pensar que reina a plena calmaria em seus anéis. A verdade é que o que rola ali é uma disputa que envolve colisões, lançamento de pedaços de gelo e até um "cabo de guerra" com as luas do planeta. Essas observações só foram possíveis graças ao trabalho da sonda Cassini, que desde 2004 faz voos em torno do planeta e permitiu um olhar único sobre o local. As imagens mostram que os anéis mudam de estrutura em uma escala de tempo insignificante para a astronomia: anos, meses ou até dias.
Dois estudos publicados na revista científica Science fazem um resumo sobre quão importantes são os dados obtidos pelo equipamento durante esse tempo. Um dos textos, assinado por Jeff Cuzzi, pesquisador do centro de pesquisa Ames, da Nasa (agência espacial dos EUA), diz que as colisões são comuns nos anéis de Saturno e que pedaços de gelo deixam uma trilha de escombros por onde passam. Além disso, pequenas luas do planeta fazem uma espécie de "cabo de guerra" para ficar com o material que é expelido pelos anéis.Pedregulhos que deveriam se unir para formar novas luas são jogados para longe pela força gravitacional de Saturno.
Cuzzi diz também que os anéis do planeta são compostos principalmente por gelo e por um material vermelho e ainda misterioso que pode ser poeira ou pequenas moléculas orgânicas encontradas nos vegetais vermelhos que temos na Terra.
- Tem sido maravilhoso ver os anéis ganharem vida diante de nossos olhos, mudando de estrutura enquanto nós assistimos a tudo em cores e em 3D, o que torna tudo muito mais real. A Cassini tem respondido a perguntas que nós não éramos nem capazes de fazer quando a missão foi planejada. Ainda temos muitas questões a responder.
A sonda também permitiu descobertas sobre as luas de Saturno. Em fevereiro, por exemplo, a Nasa anunciou evidências de que existe água em estado líquido na superfície de Enceladus, uma lua de Saturno. A revelação é mais uma importante pista para provar a existência de vida no local. A sonda Cassini vasculhou camadas de gelo e detectou moléculas de água com carga negativa, o que é um forte indício de que há um mar subterrâneo, pois na Terra são encontradas moléculas de água carregadas negativamente em ondas e cachoeiras.
Conheça os 8 planetas de nosso Sistema Solar
Mercúrio é um planeta seco, quente e quase não tem ar. O planeta fica a quase 58 milhões de quilômetros do Sol e não tem lua nem atmosfera. Fica tão perto do Sol que as temperaturas da superfície podem chegar a 430oC. Assim como a Lua, o planeta é coberto por uma camada fina de minerais. Mercúrio também tem áreas de terra amplas e planas, precipícios e muitas crateras profundas como as da Lua. Cientistas dizem que o interior de Mercúrio e da Terra é feito de ferroVênus é o segundo planeta mais próximo do Sol e é quase do mesmo tamanho da Terra. A superfície do planeta é cheia de montanhas, vulcões, cânions e crateras. O planeta é coberto por nuvens de ácido sulfúrico, uma substância mortal. Vênus também é um planeta muito quente: a temperatura na superfície é de 460oC. Os cientistas enviaram uma nave para explorar o planeta. A primeira a sonda passar perto do planeta foi a Mariner 2, em 1962
A Terra é o terceiro mais próximo do Sol e o maior dos quatro planetas rochosos. É uma esfera gigantesca (achatada nos polos norte e sul), formada por água (70% do planeta), rochas e solo e envolvida pela atmosfera. A atmosfera da Terra é formada principalmente por nitrogênio e um pouco de oxigênio. Entre os planetas do sistema, a Terra tem condições únicas: mantém grandes quantidades de água em estado líquido, tem placas tectônicas e um forte campo magnético.
Marte é um planeta avermelhado, coberto por rochas e crateras (grandes buracos). O planeta se move ao redor do Sol em uma órbita elíptica (oval) e leva cerca de 687 dias para dar uma volta completa. Marte tem duas luas: Fobos e Deimos. O solo de Marte é muito frio: geralmente fica abaixo de zero grau Celsius. A atmosfera do p´laneta vermelho não tem oxigênio. Alguns cientistas dizem que talvez tenha existido no planeta há bilhões de anos, mas hoje não há prova de qualquer ser vivo no planeta.
Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar e tem mais massa do que todos os outros planetas juntos. O planeta tem camadas de gás e as quatro maiores luas do Sistema Solar – Io, Europa, Ganimedes e Calisto – que são maiores que Plutão. Em volta do equador de Júpiter existem três anéis finos, formados principalmente por partículas de poeira. Duas sondas Voyager foram enviadas a Júpiter em 1979 e enviaram fotos do planeta. De 1995 a 2003, a sonda Galileo ficou na órbita de Júpiter.
Saturno é outro planeta gigante, que tem anéis brilhantes. A atmosfera gasosa de Saturno não é tão colorida quanto a de Júpiter. É o segundo maior planeta depois de s Júpiter. A característica mais famosa de Saturno é o brilhante sistema de anéis, o único visível da Terra.Titã, a lua de Saturno, é maior do que Plutão e Mercúrio. Titã tem uma atmosfera compacta de nitrogênio e metano,
Urano foi o primeiro planeta a ser descoberto com um telescópio. Urano é o planeta mais distante do Sol – só Netuno fica mais longe do Sol do que ele. O planeta é quase quatro vezes maior do que a Terra. Os cientistas dizem que a superfície de Urano é feita de nuvens azul-esverdeadas de gás metano. Abaixo da superfície do planeta existem camadas de água misturadas com o gás amônia. O centro do planeta é rochoso, como o da Terra. Urano leva 84 anos terrestres para fazer uma volta completa
Netuno é coberto por luzes azuis brilhantes. Como essas nuvens se parecem com a água, o planeta foi chamado em homenagem ao deus romano dos mares. Os cientistas dizem que a maior parte do planeta é formada por gases, água e minerais. Netuno é muito frio e sua atmosfera não tem oxigênio. O planeta leva 165 anos para dar a volta em torno do Sol. Netuno é quatro vezes maior do que a Terra. O planeta tem pelo menos 13 luas (satélites naturais) e vários anéis
Netuno é coberto por luzes azuis brilhantes. Como essas nuvens se parecem com a água, o planeta foi chamado em homenagem ao deus romano dos mares. Os cientistas dizem que a maior parte do planeta é formada por gases, água e minerais. Netuno é muito frio e sua atmosfera não tem oxigênio. O planeta leva 165 anos para dar a volta em torno do Sol. Netuno é quatro vezes maior do que a Terra. O planeta tem pelo menos 13 luas (satélites naturais) e vários anéis
Assinar:
Postagens (Atom)