24 de set. de 2010

GRANIZO EM SÃO PAULO ...UM PRELÚDIO DE NEVE NO FUTURO??



Tempestade de granizo em Guarulhos

As ruas da região central da cidade ficaram cobertas de gelo e em alguns pontos houve alagamentos


Uma tempestade de granizo que durou aproximadamente 25 minutos mudou a paisagem de Guarulhos na tarde desta terça-feira (21). As ruas do centro ficaram cobertas de gelo e em alguns pontos houve alagamentos.

Na avenida Tiradentes, principal via da cidade, no cruzamento com a rua Nilo Peçanha, os veículos não trafegavam por causa das águas que se concentravam no local. Na avenida Emílio Ribas, outra importante via da cidade, os veículos trafegavam em baixa velocidade por causa do grande número de granizo na pista.

A previsão inicial de chuva em Guarulhos para esta terça-feira, segundo fontes meteorológicas, era de 5 mm. No entanto, a tempestade de granizo provou aumento considerável no volume de água: foram 27 mm - cinco vezes mais do que o previsto.

Ocorrências

De acordo com a Defesa Civil, até as 18h50 foram registradas 17 ocorrências no município, mas nenhuma envolvendo vítimas. Foram chamados de destelhamento de casas, alagamentos em algumas vias, queda de árvores e transbordamento de córregos.

A Defesa Civil enviou equipes aos locais atingidos e permaneceu monitorando todos os pontos críticos.

Os principais bairros afetados foram: Vila Rosália, Jardim Tranquilidade, Gopoúva, Vale dos Machados, Picanço, Recreio São Jorge, Vila Augusta, Jardim Flor da Montanha, Santa Mena, Vila Endres e Jardim Santa Maria.

A prefeitura de Guarulhos, por meio de 10 caminhões que realizaram pelo menos 40 viagens, retira o gelo acumulado em 14 bairros devido à chuva de granizo que caiu sobre a cidade na tarde de terça-feira. Segundo a Defesa Civil, até as 12h desta quarta-feira, 59 ocorrências foram registradas. A maioria envolve destelhamento de residências, alagamentos e quedas de árvores e galhos. Os bairros mais afetados são Jardim Tranquilidade, Gopoúva, Vila Galvão e Picanço. Não há registro de pessoas feridas.

De acordo com a Defesa Civil, a previsão inicial de chuva na cidade, segundo meteorologias, era de 5 mm. Com a tempestade de granizo, que durou cerca de uma hora, a precipitação foi de 27 mm.

A chuva que caiu sobre a Grande São Paulo causou alagamentos e congestionamentos. Durante o dia, houve seis pontos de alagamento na capital por conta da chuva, mas, por volta das 18h30, todos já estavam inativos.

Em São Paulo, moradores relataram granizo nos bairros da Penha, Tatuapé, Vila Maria, Liberdade, e na região do aeroporto do Campo de Marte.