SITE DE USO PESSOAL,PARA PESSOAS INTELIGENTES,QUE OLHAM O FUTURO...QUE PODERÁ SER TERRIVEL,SE NADA FOR FEITO... SEJA BEM VINDO
2 de jun. de 2007
CURA DE CEGUEIRA,.QUESTÃO DE TEMPO..
• CEGUEIRA
Cientistas conseguem recuperar parcialmente visão de ratos
Uma equipa de cientistas britânicos e norte-americanos conseguiu restaurar parcialmente a visão de ratinhos cegos. A experiência é descrita pela revista Nature como «significativa» . Os cientistas admitem que, daqui por alguns anos, ela possa ser aplicada em pessoas com problemas de visão causados pelo envelhecimento e diabetes.
( 20:16 / 08 de Novembro 06 )
Os cientistas utilizaram células da retina de um ratinho com poucos dias de vida e transplantaram-na para ratos com cegueira provocada por deficiências genética.
Não foram utilizadas células estaminais que podem dar origem a qualquer tipo de tecido, mas sim células num estado um pouco mais adiantado, quando se preparam para ser células fotoreceptoras.
As células transplantadas foram bem aceites e estabeleceram relação com as células já existentes permitindo a recuperação de parte da visão dos animais.
Os cientistas notam que estes resultados põem em causa a certeza provisória de que seria impossível desenvolver novas células numa retina madura
Para aquilo que nos interessa de forma especial, os cientistas estimam que esta pesquisa possa vir a permitir alguns transplantes semelhantes em humanos, dentro de uma década. Mas como sempre, os prazos são incertos.
O alvo principal pode ser uma doença chamada degenerescência macular com a idade - conhecida como DMI - a causa principal de cegueira na idade avançada, por causa justamente da perda das células fotoreceptoras.
Mais um detalhe: os cientistas avisam que - para obter células humanas da retina no mesmo estado de desenvolvimento daquelas dos ratinhos, seria necessário recorrer a um feto no segundo trimestre de gravidez. Um cenário naturalmente posto de parte.
Assim, o caminho terá de passar pela manipulação de células estaminais adultas para que elas se comportem como as células fotoreceptoras bebés dos ratinhos recém nascidos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário