SITE DE USO PESSOAL,PARA PESSOAS INTELIGENTES,QUE OLHAM O FUTURO...QUE PODERÁ SER TERRIVEL,SE NADA FOR FEITO... SEJA BEM VINDO
2 de jun. de 2007
CÉLULAS TRONCO 2- POTÊNCIAS
Totipotência
Totipotência é a habilidade de uma única célula, geralmente uma célula tronco, se dividir e produzir todos as células diferenciadas no organismo, incluindo os tecidos extraembrionários. Por exemplo, o corte de uma planta pode ser usado para fazer com que toda planta cresça. O desenvolvimento humano começa quando o espermatozóide fertiliza o óvulo e cria uma única célula totipotente. Nas primeiras horas após a fertilização, esta célula se divide em células totipotentes idênticas. Aproximadamente quatro dias após a fertilização e após vários ciclos de divisão celular, estas células totipotentes começam a se especializar.
Célula totipotente
Uma célula totipotente é uma célula não diferenciada com grande poder de multiplicação e especialização, como por exemplo o blastômero. As células-tronco embrionárias que podem formar todos os tecidos incluindo a placenta são denominadas embrionárias - totipotentes. Elas constituem o primeiro grupo de até 32 células, e se formam nas primeiras 72 horas após a fecundação do óvulo. Neste momento, não é possível identificar neste grupo celular qualquer diferenciação de tecido específico. A formação da placenta e de seus anexos somente ocorre quando estas células totipotentes são implantadas no útero.
Pluripotência em seu sentido mais amplo se refere a "ter mais do que um resultado em potencial". Em sistema biológicos, isso pode se referir tanto para células como para tecidos ou órgãos.
Pluripotente (biologia celular)
Na biologia celular, a definição de pluripotência é usada para se referir a uma célula tronco que tem potencial de se diferenciar em qualquer uma das três camadas germinativas:
1. endoderma (que origina o trato gastrointestinal e os pulmões),
2. mesoderma (que origina os músculos, ossos, sangue e sistema urogenital) e
3. ectoderma (que origina os tecidos epidermais e sistema nervoso).
Células tronco pluripotentes podem chegar a se especializar em qualquer tecido corporal, mas elas não podem por si próprias se desenvolver em um ser adulto porque elas não podem desenvolver tecido extra-embrionário, como a placenta.
Em contraste, muitas células progenitoras são multipotentes, ou seja, elas são capazes de se diferenciar em um número limitado de tipos celulares.
Pluripotentes (componentes biológicos)
A pluripotência também pode usada (embora menos comumente) para descrever a habilidade que certa substância tem de produzir diversas respostas biológicas distintas.
Por exemplo, na imunologia muitas citocinas são pluripotentes, de modo que cada um destes compostos podem ativar comportamentos específicos em alguns tipos de célula e inibir outro comportamento em células de outro tipo. O interferão gama representa um excelente exemplo de pluripotência. Ele inibe o crescimento e regula a expressão dos antígenos do MHC em uma reposta anti-viral geral nas células somáticas. Em linfócitos B ela estimula a troca de classe do anticorpo, e nas células NK esse hormônio protéico estimula a maturação. Em macrófagos ele ativa a digestão intracelular.
Multipotência
Células progenitoras multipotentes podem dar origem a diversos outros tipos de células, mas estes tipos são em número limitado. Um exemplo de célula-tronco multipotente é a célula hematopoiética — uma célula-tronco do sangue que pode se desenvolver em diversos tipos de células do sangue, mas não pode se desenvolver em células do cérebro ou outros tipos de células.
Cientistas por muito tempo defenderam a tese de que células diferenciadas não podem ser alteradas ou se comportarem de qualquer outra maneira além da qual foram comprometidas. Novas pesquisas, entretanto, retomaram esta suposição em debate. Em recentes experimentos com células-tronco, cientistas foram capazes de persuadir células-tronco sangüíneas a se comportarem como neurônios, ou até mesmo células cerebrais. Agora, cientistas acreditam que pesquisas de células-tronco poderiam revelar muito mais informações vitais sobre nossos corpos do que era anteriormente conhecido. Há também em andamento pesquisas para avaliar o critério da possibilidade de transformação de células multipotentes em células pluripotentes.
Oligopotentes: podem produzir células dentro de uma única linhagem;
Unipotência
Na biologia celular um célula unipotente é a que possui a capacidade de se desenvolver/diferenciar em somente um tipo de célula/tecido.[1] As células mais comuns deste tipo em humanos são as células da pele. Esta célula tem um propriedade única: sua renovação-própria. Esta propriedade a diferencia das células não-troncos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
nossa não sabia como era.muito interessante esse blog.
esse cara é 10..
muito inteligente,o titulo e as postagens..
coisa rara..hoje em dia so vemos porcarias na net..pornografia tambem.
parabens..me ajudou muito...
andre,,sao paulo
Postar um comentário