29/03/2004 - 07h05
Gás metano em Marte pode ser sinal de vida, segundo cientistas
Londres, 29 mar (EFE).- Na atmosfera de Marte se detectou gás metano, o que pode ser um sinal de vida, segundo acreditam os cientistas, informa hoje, segunda-feira, a BBC em seu portal de internet.
O gás foi detectado por telescópios e por instrumentos que leva a nave Mars Express, da Agência Européia do Espaço, que está em órbita no planeta vermelho.
O metano, segundo os especialistas, se mantém por um curto período de tempo na atmosfera de Marte, de modo que tem que ser substituído de maneira constante de alguma forma.
Segundo a BBC, isto pode ocorrer de duas formas: pela existência de vulcões ou por micróbios.
Se fora através da atividade vulcânica, a lava depositada na superfície produziria o gás, mas até agora não se localizaram zonas vulcânicas em Marte.
A outra explicação é através de micróbios, já que na Terra as bactérias produzem gás metano do hidrogênio e do dióxido de carbono, e não necessitam oxigênio para desenvolver-se.
Um telescópio infravermelho no Havaí e um observatório no Chile detectaram o gás no ano passado, além da Mars Express.
A BBC diz que o robô Beable 2, que se perdeu depois de separar-se da Mars Express no mês passado de dezembro, levava um aparelho que teria permitido detectar a presença de metano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário