30 de jun. de 2007

DESERTIFICAÇÃO

Desertificação vai provocar migração de 50 milhões, diz relatório


menina no deserto
Dezenas de milhões serão afetados em regiões da África e da Ásia
Um relatório compilado pela Universidade das Nações Unidas (UNU) revela que até 50 milhões de pessoas terão de migrar nos próximos dez anos por causa da desertificação que atinge várias regiões do planeta.

Só na África Subsaariana e na Ásia Central, os estudiosos estimam que “dezenas de milhões” terão de deixar suas casas em busca de lugares menos inóspitos.

“É imprescindível que políticas e práticas de agricultura sustentável sejam postas em prática o mais rápido possível para reverter o processo de desertificação”, disse Hans Van Ginkel, reitor da UNU, que fica em Tóquio, no Japão, e é patrocinada pelas Nações Unidas.

O estudo, que será apresentado nesta quinta-feira na sede da ONU, em Nova York, reuniu mais de 200 especialistas de 25 países.

América Latina

O relatório aponta que a desertificação ameaça 75% das terras áridas e semi-áridas da América Latina, que constituem um quarto da superfície da região.

Os pesquisadores criticam a forma como as políticas de combate ao avanço do deserto têm sido postas em prática na região.

“Os esforços para combater a desertificação na América Latina têm sido implementados a nível dos Estados, limitando os resultados que poderiam ser alcançados se a política fosse feita a nível coletivo”, diz o relatório.

Entre as estratégias de sucesso aplicadas individualmente pelos países latino-americanos, o estudo destaca a participação articulada de diferentes instituições, a promoção de pesquisas e de políticas educacionais, e o investimento de recursos governamentais na conservação e recuperação das terras afetadas.

Mudanças climáticas

O estudo não detalha dados por país nem quantas pessoas na América Latina seriam afetadas pelos efeitos da degradação das terras, mas estima que no mundo inteiro um terço da população mundial já seria vítima potencial dos efeitos da desertificação.

A desertificação é um processo que leva à degradação das terras, tornando-as improdutivas.

Pode ser causada pela ação humana, entre outros fatores. O uso incontrolado da terra para cultivos e pastagens, além do desmatamento, erosão e pouca irrigação, estão transformando terras produtivas em desertos.

As mudanças climáticas também são consideradas como um fator agravante do processo. Para os estudiosos, “as alterações do clima estão fazendo da desertificação o maior desafio ambiental dos nossos tempos”.

Eles sugerem a implementação de práticas como o reflorestamento de terras áridas, como forma de deter o avanço do deserto, além do uso da energia solar e do incentivo ao eco turismo.

Nenhum comentário: