18 de ago. de 2007

TRANSPLANTE FACIAL II


Paciente de transplante facial aparece em público

A mulher francesa de 38 anos submetida ao primeiro transplante parcial de rosto afirmou hoje em sua primeira aparição pública que agora tem "um rosto como todo mundo". "Eu espero ter uma vida normal. Eu admiro a família do doador. Minha operação poderá ajudar outros a viver", disse Isabelle Dinoire durante entrevista coletiva em hospital no norte da França.

Com dificuldades para falar, a mulher se limitou a ler um texto no qual explicou seu drama após ser atacada pelo cão e sobre a vida que pode ter agora com seu novo rosto, no qual podem ser vistas com nitidez as cicatrizes da operação e bastante rigidez na expressão.

Ela demonstra dificuldades principalmente na movimentação da boca, pois seu lábio inferior está paralisado, o que a impede ainda fechar completamente a boca.

Dinoire comentou que, após ser atacada por seu cachorro, tentou acender um cigarro e não conseguiu. Nesse momento, descobriu "horrorizada" ao se olhar no espelho como ficara desfigurada.

Dinoire se mostrou visivelmente intimidada perante os mais de cem jornalistas que lotaram a sala do hospital onde ela deu a entrevista, mas duas ou três vezes esboçou um tímido sorriso. Após relatar sua aceitação imediata do transplante, pois depois do acidente não queria sair à rua por "medo do olhar dos outros", Dinoire agradeceu a família da doadora .

Uma cicatriz circular ainda podia ser vista no rosto da mulher após a cirurgia realizada em 27 de novembro na cidade francesa de Aimes, quando recebeu lábios, queixo e nariz novos. Entretanto, a pele transplantada não destoa do resto do rosto da mulher.

As únicas imagens disponíveis da paciente até o momento haviam sido feitas durante a cirurgia, que durou 18 horas, publicadas pela revista Paris-Match. Um jornal britânico também publicou fotos não oficiais de Isabelle Dinoire na semana passada.

Nenhum comentário: