18 de ago. de 2007

TERREMOTO NO PERU...


Tremor destruiu até 80%das casas em área afetada no Peru

Sexta-feira, 17 de Agosto de 2007 09:23


Número de mortos no terremoto que atingiu o Peru já chega a 510

O terremoto de 7,9 graus na escala Richter que atingiu o Peru na noite de quarta-feira destruiu 80% das construções na cidade de Pisco e 40% em Ica, ambas no sul do país, na área mais afetada pelo sismo.
Segundo o vice-comandante do Corpo de Bombeiros, Roberto Ognio, o número de vítimas já chega a 510.

Nesta sexta-feira, o trabalho de resgate vai continuar mas, segundo Ognio, a probabilidade de encontrar pessoas vivas entre os escombros "é muito pequena".

Até agora, 369 tremores secundários foram registrados em todo o país. Além de Pisco e Ica, a cidade de Chincha também está em ruínas.


Hospitais

Os sobreviventes na região mais atingida enfrentam falta de comida, água e energia elétrica.

As autoridades decretaram estado de emergência nos hospitais, onde não há médicos, enfermeiros ou remédios em número suficiente.

Os feridos são atendidos no corredor dos ambulatórios, em leitos improvisados no chão.

O presidente Alan García suspendeu as aulas em todo o país para que as autoridades possam avaliar possíveis danos estruturais nos prédios.

Ele também anunciou o envio de médicos e enfermeiras para apoiar os hospitais de Cañete, Chincha, Pisco e Ica.

A estrada Panamericana, que atravessa todo o país, está com rachaduras em vários locais.

Em Chincha, 600 detentos da prisão de Tambo de Mora fugiram depois da queda de uma das paredes da carceragem.




Na noite desta quinta-feira, 24 horas depois do terremoto, as ruas de Lima estavam tranqüilas e as pessoas já voltavam para suas casas.

O trânsito na capital peruana, que foi intenso durante quase todo o dia, também já estava normalizado. Somente as linhas telefônicas ainda não voltaram a funcionar normalmente.

No entanto, em Chincha, Ica e Pisco ainda há pânico coletivo e muitos moradores continuam se recusando a voltar para casa. Muitos levaram cobertores para as ruas e dizem que vão passar a noite ao relento.

Ajuda

A ajuda para as vítimas do terremoto já está começando a chegar de várias partes do mundo.

De acordo com João Marcelo Galvão, da Embaixada Brasileira em Lima, não há informações sobre brasileiros entre as vítimas do terremoto.

Mas Galvão pediu que, se alguém tiver alguma notícia sobre vítimas brasileiras, avise a Embaixada em Lima pelos telefones (00xx511) 512 0837 ou (00xx511) 9348 2042.

Segundo o Centro de Estudos Geológicos dos Estados Unidos, o tremor de dois minutos, registrado às 18h40 (20h40 de Brasília) de quarta-feira, teve seu epicentro no mar, a 150 km ao sul de Lima, próximo à cidade costeira de Chincha Alta.

Autoridades peruanas disseram que este foi o pior terremoto da história recente do país. O último terremoto a atingir a capital, Lima, ocorreu em 1974, quando um tremor de 6,6 na escala Richter deixou 78 mortos e 2,5 mil feridos.

Nenhum comentário: