2 de ago. de 2007

CALOR QUE MATA..IV



Europa
Terça, 24 de julho de 2007,
Onda de calor na Romênia já matou trinta pessoas

O número de mortos na onda de calor que atinge há uma semana a Romênia, onde as temperaturas chegaram a 43ºC à sombra, chegou a 30, após a descoberta de 12 novos corpos nas últimas 24 horas, informou hoje o ministro da Saúde Pública, Eugen Nicolaescu.

O ministro afirmou que todas as mortes estão dentro da "definição do caso de hipertermia". Pelo menos cinco das últimas vítimas tinham mais de 70 anos e não respeitaram os insistentes alertas das autoridades para não se expor ao calor nas horas de pico.

Nicolaescu disse que 869 pessoas foram encontradas desmaiadas nas ruas em todo o país, 15% a mais que no dia anterior, enquanto as ligações para serviço de emergência chegaram a 18.942, uma alta de 20% em relação a segunda-feira. Hoje, ao meio-dia, o termômetro da Praça da Universidade em Bucareste indicava 55ºC.

Passageiros de um bonde sem ar-condicionado impediram um grave acidente hoje na capital, após o condutor ter desmaiado devido ao calor de 60ºC na cabine.

O fornecimento de energia foi interrompido durante várias horas em alguns dos distritos de Bucareste devido ao consumo excessivo, que superou os mil mW, enquanto a exportação de energia elétrica foi reduzida em 20%.

As atividades econômicas e comerciais em espaços abertos continuam suspensas entre as 11h e as 18h, e foram mantidas as restrições de velocidade do tráfego ferroviário e dos caminhões superiores a 7,5 t nas estradas.

As salas dos teatros e cinemas se somaram hoje aos espaços para primeiros socorros aos afetados pelo calor, junto com as igrejas, as farmácias, os consultórios médicos e as tendas instaladas nas ruas. No sul extremo da Romênia foram registradas temperaturas de 42ºC e 43ºC.

EFE

Nenhum comentário: