9 de dez. de 2007

TERREMOTO NO BRASIL...EU JA PRESENTIA ISSO...


Governo de Minas irá reconstruir casas afestadas por terremoto 09/12 /2007 - O governo de Minas Gerais anunciou que irá arcar com os custos da reconstrução de todas as casas que tiveram problemas em função do tremor de terra ocorrido na madrugada deste domingo, no município de Itacarambi, no Norte do Estado.

O tremor de 4,9 graus na escala Richter provocou o desabamento de seis casas e a morte de uma criança na comunidade de Caraíbas.
O governador Aécio Neves autorizou a reconstrução das casas assim que o município declare situação de emergência. Também já está na cidade um caminhão com 12 toneladas de colchões, cobertores e cestas básicas. O material saiu de depósito da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) em Montes Claros.

O secretário executivo da Cedec, Tenente-Coronel Alexandre Lucas, e o Comandante Operacional do Corpo de Bombeiros, Coronel Cláudio Teixeira estão em Itacarambi e instalaram na cidade o Sistema de Comando em Operações (SCO) para gerenciamento de desastres. O SCO, composto por representantes do Corpo de Bombeiros, Cedec, Polícia Militar de Minas Gerais e prefeitura local, já realizou uma primeira reunião. No balanço feito pelo SCO, o tremor de terras atingiu 76 casas e aproximadamente 380 pessoas.
Do total de casas, seis foram destruídas. Das famílias atingidas, 35 foram alojadas na Creche Najila Nemer, em Itacarambi. As demais foram levadas para casas de parentes na localidade de Várzea Grande, a 8 km de Caraíbas.
O transporte foi garantido pela Prefeitura de Itacarambi.
O tremor de terras provocou a morte de Jessiane Oliveira Silva, 5 anos.
Outras seis pessoas ficaram feridas: Maria de Fátima Pereira, 44 anos; Jesuína Fiuza Oliveira, 55 anos; Jessielen Oliveira Silva, 5 anos; Veralice Fiúza Oliveira, 25 anos; Thiago Souza Santos, 8 anos; e Osías Carvalho Santos, 45 anos.

Todos os feridos foram atendidos no Hospital Municipal Gerson Dias, em Itacarambi, e já foram liberados.
Mapa mostra o epicentro do tremor O governo mineiro tomou a iniciativa de oferecer transporte para a equipe do Observatório Sismológico da UnB.
Como o aeroporto local não tem autorização para operação noturna, e os pesquisadores somente poderiam iniciar viagem no período da tarde, este deslocamento ocorrerá em avião do Governo de Minas com saída de Brasília para Itacarambi prevista para às 6h da manhã desta segunda-feira.

O chefe do Observatório Sismológico da UnB, professor Lucas Vieira Barros, confirma a instalação de sismógrafos na localidade em função de tremores já registrados anteriormente.
O trabalho de monitoramento vinha sendo conduzido em conjunto com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com a participação da prefeitura local.


Pequeno tremor provoca desabamento e mata criança em Minas 09/12 /07- - Um tremor moderado de 4,9 graus na escala Richter provocou o desabamento de seis casas e a morte de uma criança na comunidade de Caraíbas, na cidade de Itacarambi, no norte de Minas Gerais.

* Tremores ocorriam desde maio, dizem vereadores de MG
Segundo o Corpo de Bombeiros de Montes Claros, que fica a 190 km do local do tremor, o resgate foi difícil, pois não há unidades da corporação na cidade atingida. Algumas pessoas ficaram feridas com escoriações leves. Outras 66 estão desabrigadas. A vítima fatal é Jeissiane Oliveira da Silva, de cinco anos.
O abalo foi registrado na madrugada deste domingo pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) .
O tremor aconteceu a 10 km de profundidade, às 0h03 de hoje. As cidades de Montes Claros, Barreiras, na Bahia, Rio de Janeiro e Brasília sentiram efeitos do tremor, ainda segundo o USGS.
A escala Richter mede a força dos terremotos e foi criada em 1935 pelo sismólogo Charles Richter.
Abalos entre 4 e 4,9 graus são considerados moderados e caracterizam-se pelo tremor e choque entre objetos. Danos maiores dificilmente acontecem.
A região norte do Estado já registrou outros tremores de terra em vários meses deste ano devido a uma falha geológica no local.
O abalo foi sentido também na área urbana da cidade e em municípios vizinhos. "Desde maio vêm ocorrendo tremores lá. Em 10 de outubro houve um tremor mais forte e a comunidade ficou aterrorizada", disse o vereador Sebastião Alves dos Santos (PT), que na época foi procurado por lideranças de Caraíbas. Segundo o vereador, técnicos do Departamento de Sismologia da Universidade de Brasília (UnB) estiveram na cidade e espalharam sismógrafos durante a visita de três dias. De acordo com as primeiras informações da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG), cerca de 60 casas foram atingidas, sendo seis destruídas e as demais danificadas.
O governo mineiro divulgou nota em que informa que o governador Aécio Neves (PSDB) determinou que a Cedec forneça todo o apoio necessário à prefeitura de Itacarambi para assistência integral às famílias das vítimas.
Segundo o comunicado, para verificar a dimensão e os motivos do tremor, o governo estadual solicitará uma avaliação criteriosa à UnB.
A nota informa também que em Itacarambi será instalado um Sistema de Comando em Operações (SCO) para gerenciamento de desastres, que reúne diferentes órgãos do governo para atuar conjuntamente no monitoramento e controle de novas ocorrências.


LOCAL DO TREMOR....

2 de dez. de 2007


Forte terremoto atinge o leste do Caribe
Tremor de terra causa danos em edifícios e assusta população; apesar do susto, não são registradas mortes Um forte terremoto atingiu o leste do Caribe nesta quinta-feira, 29, fazendo com que a população de várias ilhas fugissem para as ruas. Não havia, até o fim da noite, informações de mortos. Tremor provoca abalo sísmico em Manaus O tremor, de magnitude 7,4, teve o epicentro 42 quilômetros a sudoeste de Roseau, capital de Dominica, onde a terra tremeu por pelo menos 20 segundos. O terremoto pôde ser sentido a milhares de quilômetros, em Porto Rico, Venezuela e Suriname. Informações de uma rádio em Martinica afirma que o tremor causou danos à ilha e fez com que a população fosse evacuada dos prédios em que se encontravam. "Minha casa chacoalhou tanto que pensei que ia cair", disse uma ouvinte, que se identificou como Fannie, à emissora. "A porta, as janelas, tudo tremeu." Na ilha Martinica, policiais e bombeiros respondiam a centenas de pedidos de socorro. De acordo com o governo, algumas pessoas estavam feridas. O tremor ocorreu a 145 quilômetros de profundidade. "Não espero maiores danos, pois o terremoto foi muito profundo", disse Don Blakeman, geofísico do Centro Nacional de Informação de Terremotos em Golden, Colorado (Estados Unidos). O Centro de Alarme de Tsunami do Pacífico, no Havaí, afirmou que o tremor ocorreu em uma profundidade muito grande para gerar um tsunami destrutivo. Em Trinidad e Tobago, o abalo sísmico fez com que trabalhadores abandonassem apressadamente seus escritórios para se refugiar nas ruas de sua capital, Port of Spain. Em Antigua, moradores disseram que o tremor durou ao menos 30 segundos. "Nunca senti nada parecido", disse Jessie Kentish, que vive na capital, St. John. "Durou muito tempo."

Tremor de terra provoca abalo em Manaus

Abalo sísmico atingiu 7,5 pontos na escala Richter no Caribe e pode ter atingido até 2 pontos em Manaus MANAUS - Um abalo sísmico que atingiu 7,5 pontos na escala Richter no Caribe pode ter atingido até 2 pontos na escala em Manaus. Uma tempestade caía na cidade no mesmo momento, por volta das 15 horas (hora local) e confundiu os moradores que achavam serem trovões muito fortes. De acordo com o gerente de geologia e recursos minerais do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Nelson Reis, qualquer abalo sísmico mais forte que possa acontecer na costa oeste ou leste da América do Sul poderá ser sentido no Amazonas e Roraima. "Como dessa vez a escala do epicentro foi bem alta, pôde ser sentido em vários pontos de Manaus", disse. "Percebi que os lustres de casa estavam balançando. Estava chovendo muito e não sabia o que estava acontecendo até que o interfone tocou e o porteiro disse que todos estavam descendo. Dei um tempo e desci pelas escadas", disse a advogada Joana Cerqueira, que mora no 7º andar de um prédio no conjunto Morada do Sol. A professora Lúcia Souza Carvalho, que mora no 11º andar em um prédio na Ponta Negra, achou que a coleção de cristais tremendo na sala era efeito dos trovões. "Liguei para uma vizinha e ela disse que achava que era um terremoto, mas sou muito cética e permaneci em casa". O corpo de bombeiros recebeu diversos chamados e carros saíram para verificar se houve abalo na estrutura de prédios. Segundo a assessoria, os chamados vieram do centro da cidade e de bairros nas zonas oeste e sul da capital.

24 de nov. de 2007

DESCOBERTA ÁREA LIGADA A INVEJA NO CEREBRO













Mapeamento cerebral aponta área ligada a competitividade e inveja


BOM,,ESPEREMOS QUE POSSA AJUDAR A MELHORAR O HOMEM NE?? Um experimento demonstrou na prática o velho ditado de que "a grama é sempre mais verde no quintal do vizinho". Isto é, não é tanto o valor absoluto de uma recompensa que deixa alguém feliz, pois isso depende também da comparação com a situação de um rival. "As pessoas não se importam apenas com o que elas próprias ganham; parece ser igualmente importante o que elas ganham relativamente a uma outra pessoa", declarou o economista Armin Falk, da Universidade de Bonn, Alemanha. O estudo sai hoje na revista "Science". O experimento envolveu 38 homens, avaliados aos pares em aparelhos que mediam a atividade do cérebro. Os voluntários tinham de responder a perguntas simples -como estimar o número de pontos em uma tela-- e eram premiados pelas respostas certas, com uma recompensa monetária que ia de 30 a 120. O valor não tinha relação com o desempenho, e um voluntário poderia receber, ao acaso, mais ou menos dinheiro que seu rival. Uma região do cérebro vinculada ao registro de recompensas, o corpo estriado ventral, ficava mais ativa quando um participante recebia mais dinheiro que seu companheiro. "Mostramos pela primeira vez que existe uma resposta cerebral imediata, fisiológica, em caso de comparação", diz Falk. A economia tradicional dá ênfase ao valor absoluto das recompensas, apesar de estudos de comportamento mostrarem como as comparações sociais influenciam o bem-estar e a tomada de decisões. O comportamento competitivo ficou claro quando um participante errava a resposta e não ganhava nada. A ativação chegava ao máximo no rival que deu a resposta certa e recebeu dinheiro. Quando os dois davam a resposta certa, mas um ganhava mais, a área de recompensa do que recebeu menos ficava menos ativa.

Observação de Netuno revela intensa atividade no planeta



A fria atmosfera de Netuno, o planeta mais afastado do Sol, tem uma atividade surpreendente, anunciou nesta semana uma equipe internacional de astrofísicos em um estudo publicado pela revista "Astronomy and Astrophysics". A descoberta foi possível graças ao telescópio do Observatório Europeu Austral de La Silla (Chile), dotado de um instrumento de observação infra-vermelho. Observação de Netuno por astrônomos revelou uma intensa atividade em sua atmosfera Os astrônomos sabiam que a atmosfera de Netuno, situado a 4,5 bilhões de quilômetros do Sol, contém altas quantidades de metano em seu pólo sul, oito vezes superiores às de seu pólo norte. Graças às imagens produzidas pelo instrumento VISIR, os astrônomos envolvidos no projeto decifraram o enigma dessa diferença. Segundo eles, o fenômeno procede das diferenças térmicas da atmosfera de Netuno (cuja temperatura média é de -220ºC), sendo o pólo sul do planeta o ponto mais quente. Assim, o metano se encontra congelado na atmosfera (camada inferior da atmosfera) em outras latitudes, se converte em gás e se filtra para a a estratosfera (camada superior da atmosfera). Isso se deve ao fato de que, em Netuno, onde o ano dura 165 anos terrestres, o pólo sul recebe constantemente energia solar há 40 anos, afirmaram os autores do estudo, citado num comunicado do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) da França. As observações permitiram localizar um ponto "quente", cuja temperatura é 3ºC superior à das zonas contíguas. Os movimentos que isso produz indicam que a atmosfera de Netuno talvez seja mais ativa do que de Júpiter e Saturno, também planetas gasosos, mas mais próximos do Sol. "Podemos esperar que, dentro de 80 anos, quando o pólo norte de Netuno estiver no verão, haja uma inversão da situação e aconteça uma transferência do excedente de metano do pólo sul para o pólo norte", afirma o estudo.

Astrônomos acham buraco negro até 33 vezes mais "pesado" que o sol

Concepção artística do buraco negro, localizado no canto superior esquerdo da imagem; formação possui intensa força gravitacional

FOTO ARTISTIACA


Astronômos anunciaram nesta terça-feira (30) a descoberta de um buraco negro com uma massa de 24 a 33 vezes maior que a do sol. Com isso, a formação espacial quebra um recorde anunciado há apenas duas semanas.

Buracos negros são formações espaciais com enorme força gravitacional. Tanto que nada, nem mesmo a luz, pode escapar de sua ação. Por isso é que essas regiões ganharam tal nome.

O buraco negro foi descoberto por cientistas da Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, nos Estados Unidos. A visualização foi possível graças ao uso de satélites da Nasa (agência espacial norte-americana), que emitiu um comunicado sobre o assunto.



Concepção artística do buraco negro, localizado no canto superior esquerdo da imagem; formação possui intensa força gravitacional

O novo buraco negro está localizado em uma galáxia pequena e de formato irregular conhecida como IC 10, que está a cerca de 1,8 milhão de anos-luz da Terra.

Em 17 de outubro, astrônomos descobriram, por meio de satélites da Nasa, um buraco negro na galáxia M33 que tem massa 16 vezes superior a do sol.

Explosão

Esse tipo de formação espacial é conhecida como buraco negro "stellar-mass", por ter uma massa semelhante a de estrelas.

Segundo a Nasa, esses locais são gerados a partir da explosão intensa de estrelas.

"Nós agora sabemos que os buracros negros que se formam da morte de estrelas podem ser muito maiores do que tínhamos imaginado", afirma a cientista Andrea Prestwich, que liderou o estudo.

Incomparável

Entretanto, apesar do buraco negro encontrado na galáxia IC 10 ter quebrado o recorde na categoria "stellar-mass", a formação não pode nem ser comparada as que estão localizadas nos centros das galáxias.

Conhecidos como "super massivos", esses buracos negros têm massas que chegam a ser milhões, ou até bilhões, maiores que o sol. Essas formações foram geradas no começo da história do universo, por uma causa ainda desconhecida, segundo a Nasa.

ASTRÔNOMOS DESCOBREM NOVOS PLANETAS...


Astrônomos descobrem três novos planetas extra-solares Publicidade



Astrônomos de um grupo internacional anunciaram a descoberta de três novos planetas "extra-solares", que têm tamanhos similares aos de Júpiter. A descoberta foi feita por membros do instituto Wide Angle Search for Planets (Wasp), por meio de "super câmeras" instaladas na África do Sul e nas Ilhas Canárias, que monitoram estrelas em todo o céu. Os planetas receberam os nomes de Wasp-3, Wasp-4 e Wasp-5 e dão seqüência à série de descobertas feitas pelo grupo. No ano passado, foram localizados os planetas Wasp-1 e Wasp-2. Divulgação Concepção artística de um planeta extra solar, semelhante aos descobertos pelo Wasp; eles orbitam em torno de estrelas Concepção artística de um planeta extra-solar, semelhante aos descobertos pelo Wasp; eles orbitam em torno de estrelas Esses planetas são chamados "extra-solares", pois não orbitam em torno do sol. Sua trajetória está associada a estrelas. De acordo com o instituto, mais de 200 planetas como esses são conhecidos pelos astrônomos. Vida improvável Conforme o professor Andrew Collier Cameron, da University of St. Andrews, na Escócia, é muito pouco provável que haja vida nesses três novos planetas. Isso porque, na avaliação dele, a temperatura nesses locais pode chegar a 2.000ºC. "Todos os três planetas são similares a Júpter, mas eles estão tão próximos de suas estrelas que o 'ano' ali dura menos de dois dias. Eles têm um dos menores períodos orbitais já descobertos", afirma o cientista, em comunicado. "Estar tão perto de suas estrelas faz com que a temperatura de superfície dos planetas chegue a mais de 2.000ºC, então é improvável que haja vida lá", complementa. Eclipse Os três planetas foram descobertos quando as câmeras do Wasp detectaram pequenas interrupções no brilho das estrelas desses planetas. Isso ocorria quando eles passavam em frente delas. É um fenômeno semelhante ao que ocorre quando a lua passa entre o sol e a Terra durante um eclipse solar. Segundo os astrônomos, estudar esse tipo de planeta permite que os cientistas descubram mais sobre como os sistemas solares se formam. "Quando nós vemos esse trânsito, nós podemos deduzir o tamanho e a massa do planeta e também saber do que ele é feito. A partir disso, é possível usar esses planetas para estudar a origem dos sistemas solares", afirma Coel Hellier, da Keele University, no Reino Unido, que também integra o WASP. Os planetas Wasp-4 e Wasp-5 foram descobertos por meio de câmeras instaladas na África do Sul e podem ser vistos do hemisfério Sul. Já os outros três planetas encontrados pelo grupo são vistos do hemisfério Norte.

21 de nov. de 2007

CLONAGEM ANIMAL..


Porquinho japonês


é clone de quarta geração Clonar mamíferos desse porte por tantas gerações é extremamente difícil. Feito inédito foi alcançado pela equipe do geneticista Hiroshi Nagashima.
ESSE É O PORCO HUMANO..QUE O HOMEM CRIOU..

NOVA RAÇA HUMANA ,O INICIO...


Cientistas fazem clone de macaco pela primeira vez Marco na ciência indica que processo pode ser possível em humanos no futuro. Trabalho foi revisado e confirmado por outro grupo de pesquisadores. Divulgação Science Macaco reso, da espécie do clone (Foto: Science) Pesquisadores americanos anunciaram nesta quarta-feira (14) a clonagem de embriões de um macaco macho de 9 anos de idade e a extração de células-tronco embrionárias do clone. O feito é um marco para a ciência e pode resultar, no futuro, em novos tratamentos para seres humanos. O trabalho foi publicado online pela revista científica britânica “Nature”, que chegou a pedir que outro grupo de pesquisadores confirmasse o feito da equipe americana antes da publicação. O pedido reflete o legado da espetacular fraude na pesquisa de células-tronco feita pelo cientista sul-coreano Hwang Woo-Suk, em 2004. Esse novo trabalho é importante porque um dia os cientistas esperam usar um processo como esse em seres humanos para criar tecidos para transplante especificamente para cada paciente, diminuindo o risco de rejeições. Pesquisadores tentaram por anos produzir células-tronco por meio da clonagem de macacos, porque os animais são muito parecidos com os seres humanos e, portanto, oferecem uma boa forma de estudar o processo. Até agora, no entanto, nada havia funcionado. O avanço é fruto do trabalho de Shoukhrat Mitalipov do Centro de Pesquisas de Primatas de Oregon, em Portland, com outros colegas. Os cientistas fundiram o DNA das células da pele de um macaco reso com óvulos de macaca não-fertilizados que tiveram seu próprio DNA removido. Os óvulos se transformaram em embriões em estágio inicial, dos quais foram removidas as células-tronco. Os pesquisadores alertaram que mesmo se o procedimento puder ser usado para produzir células-tronco humanas, ele ainda é muito ineficiente para ser utilizado na medicina. Óvulos humanos não-fertilizados são poucos e difíceis de obter. O trabalho com macacos exigiu 304 óvulos de 14 macacas para produzir apenas dois lotes de células-tronco. Ainda assim, George Daley, do Instituto de Células-Tronco de Harvard, que conhece bem o trabalho, afirmou à agência de notícias AP que o feito era uma “demonstração muito importante” de que o processo é possível em primatas, o grupo que inclui tanto macacos quanto humanos. A revista “Nature” também publicou a revisão dos resultados feita por uma equipe australiana. Em um e-mail para a AP, a revista confirmou que a revisão foi feita por causa da fraude sul-coreana, quando Woo-Suk e seu grupo mentiram ao dizer que tinham clonado embriões humanos. A revista enfatiza que o pedido não quer dizer que ela não confia nos cientistas da área de clonagem. O comunicado oficial da “Nature” afirma que como “questões vão provavelmente ser levantadas a respeito da veracidade dos experimentos, dado a recente história do campo da clonagem , nós vemos isso como uma forma bastante direta de eliminar essas dúvidas”. O estudo australiano, liderado por David Cram, da Universidade Monash, analisou o DNA do macaco macho utilizado, das duas macacas que doaram óvulos e das células-tronco obtidas. Os resultados mostram “além de qualquer dúvida” que as células vieram de embriões clonados.

CÉLULAS TRONCO A PARTIR DE PELE??


Células-tronco são obtidas a partir de células da pele humana
CHICAGO, EUA - Dois grupos de cientistas conseguiram transformar células da pele humana em células-tronco, abrindo um caminho potencialmente ilimitado para a substituição de tecidos ou órgãos defeituosos, segundo dois estudos divulgados nesta terça-feira. Esta descoberta, feita por uma equipe japonesa e uma americana, "vai mudar completamente o campo" das pesquisas, considerou James Thomson, autor do estudo americano publicado pela edição on-line da revista Science. As células-tronco são consideradas esperança de cura para algumas das doenças mais mortais, porque podem evoluir para células de 220 tipos diferentes no corpo humano. Mas o acesso às células-tronco embrionárias, mesmo para fins de pesquisa, é limitado em razão de considerações éticas sobre a utilização e a clonagem de embriões humanos. Além disso, os órgãos transplantados obtidos a partir de células-tronco embrionárias podem ser rejeitados pelo paciente. Esta nova técnica, uma vez aperfeiçoada, poderá permitir a criação de células-tronco com o código genético do paciente, eliminando assim os riscos de rejeição. Se os cientistas tiveram acesso mais fácil às células-tronco, poderão avançar mais rapidamente nas pesquisas para o tratamento de câncer, do mal de Alzheimer, da doença de Parkinson, do diabetes, da artrite, de lesões na coluna, de queimaduras e de doenças cardíacas. Este trabalho "é monumental por sua importância no campo da pesquisa com as células-tronco embrionárias e por seu impacto potencial sobre nossa capacidade de acelerar as aplicações desta tecnologia", comentou Deepak Srivastava, diretor do Instituto Gladstone para doenças cardiovasculares. As duas equipes conseguiram transformar as células da pele em células-tronco inserindo quatro genes diferentes nas células por meio de um retrovírus. A equipe japonesa, conduzida por Shinya Yamanaka da Universidade de Kioto, conseguiu criar uma linhagem de células-tronco a partir de 5.000 células. Seu estudo será apresentado no dia 30 de novembro na revista Cell. "Esta eficácia pode parecer muito pequena, mas significa que a partir de apenas uma única amostra de 10 centímetros podemos obter múltiplas linhagens de células-tronco pluripotentes (induced pluripotent stem cells, iPS)", explicou. A equipe americana de James Thomson, da Universidade do Wisconsin em Madison (norte), pioneira na obtenção de células-tronco embrionárias em 1998, conseguiu reprogramar uma célula em 10.000, mas sem recorrer a um gene conhecido por ser cancerígeno. As duas técnicas apresentam riscos de mutação, pois as células conservam uma cópia do vírus utilizado para inserir os genes nelas. A próxima etapa-chave, segundo o artigo da Science, será encontrar um meio de ativar os genes que permitem às células da pele se tornarem células-tronco sem a utilização de retrovírus. "É quase inconcebível, da forma como a ciência evolui, que não consigamos chegar a um meio de obter isso", declarou à revista Science Douglas Melton, especialista na pesquisa com células-tronco da Universidade de Harvard (Massachusetts, nordeste). "Se nós conseguirmos superar os problemas de inocuidade, poderemos utilizar as células iPS humanas nas terapias de transplante celular", disse Yamanaka, que considera entretanto "prematuro concluir que as células iPS possam substituir as células-tronco embrionárias". Cientistas nos Estados Unidos afirmam ter conseguido criar uma versão híbrida de células-tronco utilizando células da pele. Segundo a revista Science desta semana, uma equipe da Universidade Harvard uniu células-tronco embrionárias cultivadas em laboratório com as células adultas da pele. A descoberta poderia abrir caminho para encerrar a polêmica sobre a pesquisa com células-tronco, já que poderia tornar dispensável o uso de embriões humanos. Especialistas na Grã-Bretanha fazem ressalvas, porém, dizendo que as células-tronco híbridas não são uma combinação perfeita. As células-tronco podem ser moldadas em laboratório para que se tornem vários tipos de tecido do corpo humano. Quando retiradas de embriões, essas células têm maior capacidade de multiplicação e são mais facilmente moldáveis para constituir qualquer tecido. Os cientistas acreditam que as pesquisas sobre o tema poderiam proporcionar a cura de várias doenças, entre elas a diabete e o Mal de Parkinson. As células híbridas tinham a aparência, taxa de crescimento e várias das principais características genéticas das células embrionárias, afirmam os autores do estudo. Elas também se comportaram como células embrionárias, diferenciando-se em células dos três principais tipos de tecido que se formam num embrião em desenvolvimento. Na opinião deles, a nova técnica poderia contornar algumas das preocupações logísticas e sociais que têm atrapalhado as pesquisas. A técnica, porém, ainda deve levar anos para que possa ser utilizada nas pesquisas. Um dos problemas das novas células-tronco híbridas destacados pelos especialistas é que, em vez dos habituais 46 cromossomos, elas possuem o dobro, 92. Os autores do estudo ainda não sabem como remover os cromossomos adicionais indesejados. ESPERAMOS QUE CONSIGAM,EU PARTICULARMENTE APROVO E APOIO A CIÊNCIA DESDE QUE AS NOVAS DESCOBERTAS SEJAM PARA AJUDAR O HOMEM..E NÃO DESTRUI-LO...





19 de nov. de 2007

PLANETA NOVO,,NA CONSTELAÇÃO DE CÂNCER...


WASHINGTON - Uma equipe de astrônomos diz ter encontrado um quinto planeta orbitando a estrela 55 Cancri, "gêmea" do nosso Sol, que fica a cerca de 41 anos-luz (385 trilhões de quilômetros) da Terra, na constelação de Câncer. O novo corpo celeste tem uma massa aproximadamente 45 vezes maior que a terrestre - comparativamente, a metade do tamanho de Saturno. É o maior número de planetas encontrado em um único sistema solar fora do nosso. Ao todo, até agora, já foram encontrados mais de 250 planetas "extra-solares", localizados fora do sistema que habitamos. Segundo o astrônomo Geoff Marcy, da Universidade da Califórnia, que liderou a pesquisa, o sistema de cinco planetas tem muitas semelhanças com o nosso próprio sistema. Os planetas estão na órbita de uma estrela de idade e massa semelhantes à do nosso Sol e o sistema também tem um planeta grande, com quatro vezes a massa de Júpiter, em órbita similar à dele. O que eles ainda não descobriram foi um planeta rochoso, como a Terra ou Vênus. Mas isso, acreditam, é só uma questão de tempo e tecnologia. " A estrela 55 Cancri é bem parecida com o nosso Sol. Eles têm mais ou mesmo a mesma massa e aproximadamente a mesma idade " Debra Fischer, astrônoma da Universidade Estadual de San Francisco, que também participou do estudo, diz que a distância entre o planeta recém-descoberto e a estrela 55 Cancri (o seu "So"l) é similar à que separa a Terra do nosso Sol (cerca de 150 milhões de quilômetros). Isso significa que o planeta estaria na chamada "zona habitável", onde a água pode aparecer no estado líquido. Baseados nas temperaturas amenas que acreditam haver na superfície do novo planeta, os cientistas dizem não ser impossível supor que exista vida em alguma de suas luas. Mas, de acordo com eles, tais corpos celestes seriam pequenos demais para serem detectados. - A estrela 55 Cancri é bem parecida com o nosso Sol. Eles têm mais ou mesmo a mesma massa e aproximadamente a mesma idade - disse Fischer. - É um sistema que parece estar repleto de estrelas - acrescentou ela. Foram necessários 18 anos de uma busca cuidadosa e para encontrar os cinco planetas, um após outro, medindo as pequenas oscilações que eles causam na órbita da estrela ao passarem diante dela. O primeiro planeta descoberto levou 14 anos para completar uma órbita. " Há um vão intrigante e misterioso entre o quarto planeta em volta de 55 Cancri e o planeta semelhante a Júpiter, que fica mais distante " - Há um vão intrigante e misterioso entre o quarto planeta em volta de 55 Cancri e o planeta semelhante a Júpiter que fica mais distante - afirmou Marcy. - Naquele vão, nós não sabemos o que há. Nossa atual tecnologia poderia detectar planetas grandes como Netuno, Saturno e Júpiter. - Nós não vemos nenhum deles. Então, se há planetas lá, eles devem ser menores, do tamanho da Terra. Na verdade, é um pouco difícil imaginar que não exista nada naquele vão grande. Então a sugestão é que deve haver planetas rochosos pequenos, como Vênus, Marte ou a Terra. A estrela 55 Cancri é a única que pode ser vista com facilidade, usando apenas binóculos, numa determinada época do ano e quando o céu está claro à noite.
Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa

18 de nov. de 2007

ANENCEFALIA...QUE BICHO É ESSE ??


A anencefalia é um defeito de formação do sistema nervoso fetal que ocorre entre o 23º e o 26º dia de gestação.Os bebês com este problema nascem sem a maior porção do cérebro. O tecido cerebral restante geralmente fica exposto, sem a proteção do crânio ou de pele. Por esta razão, a criança geralmente nasce cega, surda e sem consciência e não sobrevive mais que algumas horas - no máximo, morre em poucos dias. Neste caso, os outros órgãos muitas vezes estão completos e perfeitos, e podem ser doados.

O problema é uma das mais comuns disfunções do sistema nervoso central de fetos e atinge mais meninas que meninos. Algumas estimativas apontam uma incidência de até 4,6 casos a cada 10 mil nascimentos. Nos Estados Unidos, até 2.000 bebês nascem com anencefalia a cada ano".



Malformação do sistema nervoso causada pela insuficiência do neuropore anterior em se fechar. Os neonatos nascem com medula espinhal, cerebelo e tronco cerebral intactos, porém sem a formação de estruturas neurais acima deste nível. O cérebro é somente parcialmente formado, mas os olhos freqüentemente são normais. Esta condição pode estar associada com deficiência de folatos. Os neonatos afetados são capazes somente de reflexos primitivos (tronco cerebral) e normalmente não sobrevivem por mais de duas semanas.

16 de nov. de 2007

CICLONE EM BANGLADESH


Bangladesh: Furacão faz 1732 mortos
O furacão Sidr que atingiu o Bangladesh na passada quinta-feira causou 1723 mortes, segundo um novo balanço feitos pelas autoridades, anunciou um membro do Exército do país.

Dois dias depois do furacão, o Governo afirmou recear que houvesse «milhares de mortes», com o aparecimento de «milhares de corpos nos dias seguintes».

Segundo os meteorologistas, o Sidr alcançou por momentos uma superfície tão ampla como a de todo o Bangladesh e foi o pior que o país sofreu em cem anos. No entanto, o facto de ter atingido a costa com maré baixa evitou danos maiores.


O ciclone Sidr, que varreu quinta-feira à noite o sul do Bangladesh, causou pelo menos 2.217 mortos, segundo um novo balanço provisório anunciado hoje por responsáveis do governo, admitindo que o número possa ser mais elevado.

"O número de mortes confirmadas até agora é de 2.217, mas estamos a ter dificuldades de acesso a vários distritos da região costeira" do sul do país, declarou Salina Shahid, do ministério de Gestão das Catástrofes Naturais.

O governo do Bangladesh preveniu sábado que a contagem final se cifrará por "vários milhares de mortos", uma vez que as equipas de salvamento ainda estão a progredir com dificuldade para vários distritos devastados e com acessos cortados ao exterior.

De acordo com os meteorologistas, o ciclone Sidr foi o mais forte que atingiu o país no último século, com ventos a rondar os 240 quilómetros/hora e chuvas torrenciais.

A catástrofe destruiu milhares de casas, a maioria construídas em bambu, e provocou cerca de 3,2 milhões de deslocados, estando ainda desaparecidas várias centenas de pessoas.

As operações de salvamento e resgate mantêm-se, com as equipas ainda a tentar chegar às zonas mais remotas do litoral e das ilhas, um trabalho que foi dificultado sexta-feira à noite com o corte da energia eléctrica, que afectou o abastecimento de água e os sistemas de transporte.

As Nações Unidas já prometeram milhares de dólares em ajuda humanitária, os Estados Unidos enviaram para o país dois navios anfíbios com helicópteros e equipamento médico para as operações de salvamento, enquanto que a União Europeia (UE) anunciou uma ajuda de 1,5 milhões de euros.






15 de nov. de 2007


Quando surgiram os homens-bomba?

Os primeiros terroristas suicidas que explodiam o próprio corpo apareceram entre os séculos 14 e 16.

"Naquela época, o Império Turco-Otomano vivia um perído de expansão. Uma das armas de seu Exército eram os guerreiros suicidas conhecidos como bashi-bazouks, que se precipitavam contra fortificações ou linhas de batalha do inimigo", diz o historiador Márcio Scalércio, da Universidade Cândido Mendes (RJ). Depois vieram os anarquistas da Rússia czarista, os camicases japoneses durante a Segunda Guerra e os guerrilheiros vietnamitas a partir da década de 50. Mas é bom esclarecer que a expressão "homem-bomba" e a popularização da prática são bem mais recentes - mais precisamente, nos conflitos do Oriente Médio dos últimos 20 anos. Tudo leva a crer que a guerra entre Irã e Iraque (1980-1988) foi o marco fundante para essa cultura de terroristas explosivos. Inspirados pelas ações de xiitas iranianos, grupos radicais palestinos como Hamas, Jihad Islâmica e a Brigada dos Mártires de Al-Aqsa fizeram do homem-bomba sua arma favorita na luta contra Israel. Hoje, jovens são doutrinados em escolas muçulmanas ou mesquitas e recebem prêmios pelo "ato de fé" - o ex-ditador iraquiano Saddam Hussein chegava a pagar 25 mil dólares para a família de um suicida. E a moda macabra já lança tendências: no Sri Lanka e na Chechênia já existem mulheres-bomba e, na Palestina, os terroristas não são mais mortos de fome sem perspectivas. Uma pesquisa recente mostrou que a maioria dos homens-bomba palestinos vêm da classe média e têm boa educação.

VESTIDOS PARA MATAR
Carregados de explosivos, suicidas usam disfarces até o momento do atentado MASSINHA PERIGOSA O explosivo conhecido como C-4 (ciclotrimetileno-trinitramina) tem consistência maleável, semelhante à argila. Depois de ser acionado por uma carga elétrica, o C-4 explode quase instantaneamente, voando por um raio de centenas de metros. A ironia é que os Estados Unidos são os principais fabricantes desse explosivo plástico

DESTRUIÇÃO MULTIPLICADA

Pregos, bolinhas de ferro e pedaços de vidro são embalados junto com a massa explosiva. Quando a bomba é acionada, o material é arremessado com um impulso que supera em várias vezes a velocidade do som, alojando-se no corpo das vítimas. A hemorragia causada pelos estilhaços causa mais mortes que o impacto da explosão
O ÚLTIMO TRAJE

Embora não haja um padrão de roupa, no Oriente Médio os homens-bomba costumam usar um cinturão ou um colete com vários bolsos, onde são colocados pacotes contendo até 9 quilos de explosivo. Esse traje é usado sob a roupa normal do terrorista. Assim, disfarçado, ele chega ao alvo sem ser identificado
FOGO NA BOMBA

Nos atentados mais recentes, homens-bomba palestinos têm usado detonadores elétricos ligados a uma pilha. Quando o botão é acionado, a pilha emite um leve impulso elétrico, que logo detona toda a carga de C-4

CÍRCULO DO TERROR

Um homem-bomba consegue ferir pessoas a um raio de até 200 metros da explosão. Na hora da detonação, os terroristas escolhem locais cheios de gente, como centros comerciais

14 de nov. de 2007


16 de agosto, 2007



TERREMOTO
de magnitude de 7,9 graus na escala Richter atingiu o Peru nesta quarta-feira e deixou pelo menos 115 mortos e mais de mil feridos, informou o ministro da Saúde peruano, Carlos Vallejos.

Segundo o Centro de Estudos Geológicos dos Estados Unidos, o tremor teve seu epicentro próximo à cidade costeira de Chincha Alta, 160 quilômetros ao sul da capital, Lima.

Diversas casas desmoronaram e houve cortes no fornecimento de energia e nas linhas telefônicas.

Autoridades peruanas disseram que este foi o pior terremoto da história recente do país. O último terremoto a atingir a capital, Lima, ocorreu em 1974, quando um tremor que marcou 6,6 na escala Richter, deixou 78 mortos e 2.500 feridos.

Tsunami

Médicos que estavam em greve decidiram voltar ao trabalho para atender as vítimas.

Vários dos mortos estavam em um prédio que desabou na cidade de Ica, ao sul de Lima. O desmoronamento deixou mais de 70 feridos.

O presidente Alan García suspendeu as aulas em todo o país para que as autoridades possam avaliar possíveis danos estruturais nos prédios.

García afirmou que ele está enviando três integrantes do gabinete, incluindo o ministro da Saúde, para as cidades costeiras de Chincha e Ica, os locais mais afetados pelo terremoto.

Mais cedo, foi lançado um alerta de tsunami para Peru, Chile, Equador e Colômbia, que foi, em seguida, cancelado.



De acordo com Barry Hirshorn, funcionário do Centro de Alerta de Tsunami do Oceano Pacífico, localizado do Havaí, o alerta foi cancelado porque não havia evidência de risco de tsunami.

Segundo testemunhas, o tremor foi sentido por volta das 18h40 (20h40 pelo horário de Brasília) e sacudiu prédios da capital peruana, provocando correria nas ruas.


14/11/2007
Forte terremoto atinge a região norte do Chile
Um terremoto de 7,7 graus atingiu o norte do Chile nesta quarta-feira, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). Não há informações sobre vítimas. O tremor, localizado a 60 km de profundidade, se centrou 106 km a oeste da cidade de Calama. Inicialmente, o USGS informou que a magnitude era de 7,8 graus na escala Richter. Após o terremoto, ocorrido às 12h45 (13h45 de Brasília), o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, com sede no Havaí, divulgou um alerta de tsunami para o Chile e o Peru. O tremor também foi sentido em La Paz, capital da Bolívia, cerca de 620 km ao nordeste do epicentro. Alguns edifícios foram esvaziados, mas não foram registrados danos. Em 13 de junho de 2005, um tremor de 7,8 graus atingiu Iquique, no norte do Chile, matando 11 pessoas e deixando milhares de desabrigados. Um comunicado da Rádio Cooperativa de Santiago informou que o prédio do aeroporto da cidade de Antofagasta, 1.200 km ao norte de Santiago, sofreu danos. Tripulantes, funcionários e passageiros foram retirados do local por precaução. Em cidades como Calama e Arica -- esta segunda na fronteira com o Peru-- o tremor causou o corte da energia elétrica e causou pânico entre a população. "Foi horrivelmente forte. Foi muito longo e barulhento", disse Andrea Riveros, porta-voz do Park Hotel de Calama. Segundo ela, o hotel ficou sem eletricidade após o terremoto.


Saiba mais sobre a escala Richter

A escala de medida de energia sísmica liberada por terremotos conhecida como Richter surgiu em 1935, idealizada pelo sismólogo americano Charles F. Richter. Após recolher dados de inúmeras ondas sísmicas liberadas por terremotos, Richter criou um sistema para calcular as magnitudes dessas ondas. A escala Richter foi inicialmente criada para medir apenas a magnitude de tremores no sul da Califórnia, utilizando um equipamento específico --o sismógrafo Wood-Anderson. Apesar da limitação original e do surgimento de vários outros tipos de escalas para medir terremotos, a escala Richter continua sendo largamente utilizada hoje. "A Richter mede magnitude, outros sistemas são muito utilizados também, como a Mercalli, que mede a intensidade de terremotos", explica Marcelo Peres Rocha, pesquisador do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo. A primeira escala Richter apontou o grau zero para o menor terremoto passível de medição pelos instrumentos existentes à época. Atualmente, a sofisticação dos equipamentos tornou possível a detecção de tremores ainda menores do que os associados ao grau zero, e ocorre a medição de terremotos de graus negativos na escala Richter. Teoricamente, a escala Richter não possui limite. De acordo com o Centro de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos, aconteceram três terremotos com magnitude maior do que nove na escala Richter desde que a medição começou a ser feita. De acordo com outras fontes, como a enciclopédia Britannica, tal marca nunca foi alcançada.

MENINA DE QUATRO PERNAS.??


Médicos na Índia operam menina de quatro pernas

Médicos na Índia realizam nesta terça-feira uma cirurgia para tentar dar uma vida normal a uma menina que nasceu com quatro braços e quatro pernas.


Lakshmi Tatma tem dois anos e, segundo os especialistas que a atendem em um hospital de Bangalore, é ligada pela pelve a uma gêmea siamesa que não se desenvolveu completamente.

"Nós nos preparamos para 40 horas ininterruptas de cirurgia", disse à BBC a ortopedista Sharan Patil, chefe da equipe que vai operar a menina.

Os mais de 30 cirurgiões vão trabalhar em turnos para tentar separar a coluna vertebral e os rins de Lakshmi daqueles da sua gêmea. Em seguida, eles devem tentar fechar a cavidade pélvica da menina, reposicionando sua bexiga e seus órgãos genitais, e colocando enxertos de pele sobre os locais onde ficavam os membros retirados.

Segundo Patil, a operação deve possibilitar que ela sobreviva além da adolescência, algo que talvez não fosse possível se ela fosse deixada com os membros extras.

Deusa

A menina nasceu em um pequeno vilarejo no Estado de Bihar. Alguns dos moradores locais acreditavam se tratar da reencarnação da deusa indiana da riqueza, Lakshmi, cuja imagem é conhecida pelos múltiplos braços e pernas.

A médica disse que ouviu falar "desta menininha do Estado de Bihar que precisava de uma ajuda especial".

"Foi impressionante encontrá-la sofrendo de uma dolorosa infecção e com uma febre contínua sem ter assistência médica", contou Patil. Segundo ela, mesmo com a pressão da comunidade, contrária à cirurgia, os pais de Lakshmi estavam ansiosos para que ela fosse realizada.

Raros

Gêmeos siameses são raros - um caso ocorre a cada 200 mil nascimentos. Eles se originam de um único óvulo fertilizado, portanto são sempre idênticos e do mesmo sexo.

A taxa de sobrevivência em casos como este é de 5 a 25%. Registros médicos dos últimos 500 anos dão detalhes de 600 pares de gêmeos siameses que sobreviveram - mais de 70% deles era de meninas.


OBS..OQUE MAIS FALTA ACONTEÇER ??


A menina, que tem o nome da deusa hindu da riqueza, nasceu com os membros e órgãos de sua irmã siamesa, que teve o desenvolvimento interrompido dentro do útero e nasceu morta, sem a cabeça.

Essa anomalia é registrada uma em cada 50.000 nascimentos de gêmeos.

A operação de Lakshmi durou 27 horas e foi realizada em um hospital em Bangalore, ao sul da Índia.



BEBÊS SIAMESES


SIAMESES
Um casal indiano abandonou seus bebês siameses de cerca de um mês de vida no hospital, por ser pobre demais e não poder cuidar deles como gostaria. Os meninos estão ligados na altura do abdômem e partilham apenas duas pernas, mas têm quatro braços, dois corações, estômagos e corações separados. Os bebês foram abandonados pelos pais no berçário do Instituto de Ciências Médicas de Nova Delhi. Segundo o noticiário internacional, o peso dos bebezinhos caiu de 4 quilos para 3,5 quilos desde que nasceram. Se não houvessem recebido cuidados especiais de emergência, poderiam até morrer, dizem os médicos. Funcionárias do hospital tentaram encorajar os pais, que já tem dois filhos, a voltarem para buscar os meninos, apelidados de Direito e Esquerdo pelas enfermeiras e médicos que os atendem. "Os meninos estão em boas condições", garante o cirurgião, doutor D. K. Gupta. Mas em um país com pouca assistência governamental para os pais de portadores de necessidades especial, é até relativamente compreensível que os pais tenham se recusado a ficar com os bebês. Eles esperam que sua atitude faça com que pessoas dotadas de mais recursos se interessem pelo caso e proporcionem melhores condições de vida aos garotos. A mãe horrorizada sequer teria amamentado os filhos. Por outro lado, na opinião dos médicos, mesmo permanecendo como estão, por causa da impossibilidade anatômica da separação, os meninos se devidamente assistidos podem ser capazes de desenvolver uma vida feliz. Caso semelhante pode ter final feliz Também na Índia, um outro caso de nascimento de siameses pode ter final diferente, pois as meninas, embora ligadas desde o tórax, possuem órgãos vitais completamente separados e dispõem das quatro pernas, o que facilitaria a separação cirúrgica. O caso aconteceu em lugar e data tão próxima ao dos meninos siameses abandonados pelos pais, noticiado acima, que provocou inicialmente uma certa confusão nas informações disponibilizadas pelas agências internacionais.

12 de nov. de 2007

A CIENCIA CONSEGUE CRIAR EMBRIÕES CLONADOS DE PRIMÁTAS


LONDRES - Cientistas dos Estados Unidos e da China conseguiram criar pela primeira vez dezenas de embriões clonados a partir de primatas adultos, o que gera, em muitos, o temor de que se utilize o mesmo procedimento para clonar embriões humanos, segundo notícia divulgada pelo jornal britânico The Independent. As tentativas de clonar embriões humanos para fins de pesquisa foram prejudicadas várias vezes por problemas técnicos, assim como por controvérsias em torno de pesquisas fraudadas, como a do cientista sul-coreano Hwang Woo-Suk. Mas a nova técnica, muito parecida com a qual a ovelha Dolly foi criada, pode revolucionar a eficácia com que os especialistas podem transformar óvulos humanos em embriões clonados. O primata utilizado foi um macaco reso de dez anos, e os resultados da pesquisa serão publicados este mês na revista Nature. Os cientistas conseguiram extrair células de embriões clonados que se transformaram, em laboratório, em células cardíacas e neurônios cerebrais adultos. Os pesquisadores afirmam que este é o avanço que todos esperavam, porque até agora existia a sensação de que havia uma barreira insuperável à criação de embriões clonados a partir de primatas adultos. Segundo o Independent, os cientistas que realizaram o experimento tentaram implantar cerca de cem embriões clonados nos úteros de 50 fêmeas, mas não conseguiram, por enquanto, nenhum filhote clonado. Um cientista envolvido na pesquisa afirmou, no entanto, que isso se deve simplesmente a um azar, pois para criar, por exemplo, a ovelha Dolly, o primeiro mamífero adulto clonado, foram necessárias 277 tentativas. O experimento em questão foi dirigido por Shoukhrat Mitalipov, cientista de origem russa que trabalha no Centro Nacional para a Pesquisa sobre Primatas de Beaverton, no Estado americano de Oregon, e que colaborou com um grupo de cientistas chineses. Mitalipov introduziu um método novo de manipulação dos óvulos de primatas que consiste em extrair o núcleo de um óvulo não fecundado e inserir em seu lugar o de uma célula adulta da pele de um primata adulto. O cientista russo, que se negou a comentar o estudo até que seja publicado pela Nature, anunciou em uma reunião de especialistas realizada este ano que tinha conseguido dois lotes de células embrionárias a partir de vinte embriões clonados e que as provas efetuadas indicavam que se tratava de clones autênticos. Segundo o professor Alan Trounson, da Universidade de Monash, em Melbourne (Austrália), a descoberta de Mitalipov representa o esperado avanço. Apesar das reiteradas tentativas, ninguém tinha conseguido produzir embriões clonados de primatas a partir de células adultas, algo que, no entanto, tinha sido possível com outras espécies. "Alguns pensavam que seria muito difícil no caso dos macacos - e dos humanos -, mas nós, que trabalhamos com animais como ovelhas e bovinos, opinávamos que as probabilidades de êxito seriam similares", disse Trounson. Segundo o professor Don Wolf, que esteve à frente do Centro de Pesquisas sobre Primatas de Oregon até se aposentar recentemente, o novo procedimento se baseia em uma técnica microscópica que não utiliza luz ultravioleta nem tinturas, que parecem danificar os óvulos dos primatas. "É possível que tenhamos tido azar até agora. Estamos produzindo um blastócito normal e capaz de dar lugar a uma gravidez de cada vinte ou trinta embriões clonados, mas talvez não os implantamos no animal no momento certo" para que ocorra a fecundação, explicou Wolf. OBS..É QUESTÃO DE TEMPO PARA TERMOS UMA NOVA RAÇA DE SERES HUMANOS..CIENTIFICAMENTE MAIS PERFEITOS,SEM DOENÇAS.MAIS INTELIGÊNTES..MAS TERÃO ALMA??



CRONOLOGIA DA CLONAGEM

400 A.C

O sêmem é observado por Hipócrates, que constatou que ele é o resposável por transferir características do homem para os seus descendentes.

1630

Willian Harvey chega à conclusão de que o, sexo é o responsável pela reprodução das plantas e animais. Os machos contribuem com o pólen ou esperma, e as fêmeas, com óvulos.

1865

O monge tcheco Gregor Mendel expõe suas leis de hereditariedade na sociedade de Ciência Natural, na Austrália. Mendel dizia que havia fatores internos (depois conhecidos como genes) que passavam de uma geração para outra.

1870

Pela primeira vez um cientista, Johann Friedrich, consegue isolar o DNA de uma célula de salmão.

1906

A estrutura da clorofila, a molécula essencial para captação de energia pelos vegetais, é desvendada pelo químico alemão Richard Willstatter.

1907

Emil Fischer, um químico alemão, combina 18 aminoácidos para formar um fragmento de proteína.

1909

O biólogo americano Thomas Morgan chega à conclusão, através de experiências com drosófilas -- moscas-das-frutas -- de que as características hereditárias são transmitidas pelos genes alojados dentro dos cromossomos. Esta descoberta marca o nascimento da genética.

Também em 1909, o químico americano Phoebus Levene descobre o ácido ribonucléico, através da extração de um açúcar do ácido nucléico - uma das substâncias que formam os cromossomos - e o denomina de ribose.

1922

O bioquímico russo Alexander Oparin levanta a hipótese de que provavelmente a vida teria se originado da lenta construção de aminoácidos, partindo de compostos mais simples já existentes no planeta há bilhões de anos.

1929

Phoebus Levene revela depois de 20 de descobrir o RNA, que o DNA fica localizado dentro dos cromossomos.

1933

Ernst Ruska, engenheiro elétrico alemão, contrói o primeiro microscópio eletrônico, com capacidade de observar estruturas 1 milhão de vezes menores que 1 milímetro.

1934

Cyril Darlington, biólogo inglês, demonstra que determinados genes são transmitidos pelo sexo feminino e outros pelo masculino.

1937

Descobertas científicas sobre hereditariedade do biólogo americano de origem russa Theodosius Dolzhansky, escritas no livro Genética e A Origem das Espécies, se juntam à Teoria da Evolução de Charles Darwin.

1944

Oswald Avery, Colin MacLeod e Maclyn MacCarty comprovam que o material genético das células é o DNA, abolindo de vez a tese de que as informações genéticas estariam guardadas nas proteínas.

1946

Max Dellbruck e Alfred Dau Hershey descobrem que o material genético de vírus diferentes pode ser combinado para montar um novo tipo de vírus.

1952

Stanley Miller, químico americano, reproduz em laboratório a mistura (sopa) de substâncias que deram origem à vida.

Rosalind Franklin, biofísica inglesa, sugere a estrutura em forma helicoidal (dupla hélice) para o DNA.

1953

O físico inglês Francis Crick e o bioquímico americano James Watson comprovam definitivamente, que a estrutura do DNA é formada por dupla hélice.

1956

Jo hin Tjo e Albert Levan anunciam que o corpo humano está formado por 46 cromossomos (23 pares).

George Palade, fisiologista americano, descobre os ribossomos, organelas da células onde se dá a fabricação das proteínas.

Jacques-Lucien Monod e François Jacob, biólogos franceses, descobrem uma substância, o RNA mensageiro, e revelam que nem todos os genes se manifestam no organismo.

1961

O geneticista americano Fritz Lipmann cria o primeiro transgênico: um coelho que teve o RNA de sua hemoglobina trocado pelo RNA de uma bactéria encontrada no intestino humano.

1965

O bioquímico americano Robert Merrifield consegue produzir a insulina, marcando o início da síntese proteíca.

1967

O primeiro clone de invertebrado é produzido pelo biólogo inglês John Gurden, a partir do transplante do núcleo da célula intestinal de uma rã para uma célula do ovo de outra.

1970

Peter Duesberg e Peter Vogt descobrem o primeiro gene relacionado ao câncer em um vírus (o SRC).

Torbjorn Caspersson e Lore Zech inventam uma maneira de colorir cromossomos humanos. A partir daí, se torna possível distinguir um cromossomo do outro.

Hamilton Smith e Daniel Nathans, microbiologistas americanos, descobrem enzimas que quebram o DNA em lugares específicos, contribuindo para a modificação de sequências genéticas.

O bioquímico americano David Baltimore descobre a enzima que possibilita a transformação de RNA em DNA. Descoberta que torna possível mais tarde a identificação do vírus HIV.

1973

Stanley Cohen e Herbert Boyer, dois bioquímicos americanos, constroem um DNA recombinado com fragmentos de moléculas e o introduzem numa bactéria. Ao se reproduzir, a bactéria multiplica o DNA modificado. Nasce aí a chamada Engenharia genética.

1977

Fred Sanger, Walter Gilbert e Allan Maxan descobrem um mecanismo para sequenciar os pares de bases do DNA.

Pesquisadores obtêm a primeira proteína humana produzida numa bactéria.

Estranhos seres vivos (bactérias) que não precisam de luz nem de oxigênio para sobreviver, são descobertos nos arredores das ilhas Galápagos, no Pacífico, pelo submarino de pesquisas americano.

1983

Kary Mullis inventa a Reação em Cadeia da Polimerase, ou PCR, o que permite a produção de cópias ilimitadas de sequências de DNA a partir de uma única molécula.

1986

Tony Monaco e Louis Kunkel identificam o defeito genético responsável pela distrofia muscular Duchenne.

1990

French Anderson e sua equipe inoculam glóbulos brancos modificados em uma menina cujo sistema imunológico sofria de defeito hereditário. É a primeira tentativa que se faz para curar alguém através da terapia genética.

Começa o Projeto Genoma Humano, um movimento internacional para mapear totalmente o código genético do homem.

1991

O cientista Craig Venter publica artigo sobre a técnica de "shotgun" e passa a sequenciar os genes mais rapidamente.

1995

É publicado, pela revista "Science", o primeiro sequenciamento de um organismo livre, a bactéria Haemophilus influenzae.

1997

André Goffeau, coordenador do consórcio de mais de cem laboratórios, publica pela primeira vez a sequência completa do material genético de um ser vivo complexo, a levedura (fermento) do pão, conhecida pelo nome científico de Saccharomyces cerevisiae.

Anunciado o nascimento da ovelha Dolly, o primeiro clone gerado a partir de células não sexuais de um mamífero adulto, pela equipe do geneticista escocês Ian Wilmut.

1998

É anunciado o primeiro mapeamento genético completo de um animal, o Caenorhabditis elegans, uma minhoca de 1 milímetro de comprimento. O trabalho foi realizado com a parceria entre biólogos americanos e ingleses.

1999

Cientistas do Reino Unido, dos Eua e Japão sequenciam o primeiro cromossomo humano, o de número 22, o segundo menor dos 23 cromossomos existentes.

2000

É terminado o sequenciamento do genoma da Xylella fastidiosa, que causa a praga do amarelinho em plantas, pelo consórcio de pesquisadores paulistas.

Bill Clinton, presidente dos EUA e o primeiro-ministro da Inglaterra, Tony Blair, saem a público para defender que os dados gerados pelo sequenciamento do genoma humano devem estar livremente disponíveis para toda a humanidade.