SITE DE USO PESSOAL,PARA PESSOAS INTELIGENTES,QUE OLHAM O FUTURO...QUE PODERÁ SER TERRIVEL,SE NADA FOR FEITO... SEJA BEM VINDO
9 de dez. de 2007
TERREMOTO NO BRASIL...EU JA PRESENTIA ISSO...
Governo de Minas irá reconstruir casas afestadas por terremoto 09/12 /2007 - O governo de Minas Gerais anunciou que irá arcar com os custos da reconstrução de todas as casas que tiveram problemas em função do tremor de terra ocorrido na madrugada deste domingo, no município de Itacarambi, no Norte do Estado.
O tremor de 4,9 graus na escala Richter provocou o desabamento de seis casas e a morte de uma criança na comunidade de Caraíbas. O governador Aécio Neves autorizou a reconstrução das casas assim que o município declare situação de emergência. Também já está na cidade um caminhão com 12 toneladas de colchões, cobertores e cestas básicas. O material saiu de depósito da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) em Montes Claros.
O secretário executivo da Cedec, Tenente-Coronel Alexandre Lucas, e o Comandante Operacional do Corpo de Bombeiros, Coronel Cláudio Teixeira estão em Itacarambi e instalaram na cidade o Sistema de Comando em Operações (SCO) para gerenciamento de desastres. O SCO, composto por representantes do Corpo de Bombeiros, Cedec, Polícia Militar de Minas Gerais e prefeitura local, já realizou uma primeira reunião. No balanço feito pelo SCO, o tremor de terras atingiu 76 casas e aproximadamente 380 pessoas.
Do total de casas, seis foram destruídas. Das famílias atingidas, 35 foram alojadas na Creche Najila Nemer, em Itacarambi. As demais foram levadas para casas de parentes na localidade de Várzea Grande, a 8 km de Caraíbas.
O transporte foi garantido pela Prefeitura de Itacarambi. O tremor de terras provocou a morte de Jessiane Oliveira Silva, 5 anos.
Outras seis pessoas ficaram feridas: Maria de Fátima Pereira, 44 anos; Jesuína Fiuza Oliveira, 55 anos; Jessielen Oliveira Silva, 5 anos; Veralice Fiúza Oliveira, 25 anos; Thiago Souza Santos, 8 anos; e Osías Carvalho Santos, 45 anos.
Todos os feridos foram atendidos no Hospital Municipal Gerson Dias, em Itacarambi, e já foram liberados. Mapa mostra o epicentro do tremor O governo mineiro tomou a iniciativa de oferecer transporte para a equipe do Observatório Sismológico da UnB.
Como o aeroporto local não tem autorização para operação noturna, e os pesquisadores somente poderiam iniciar viagem no período da tarde, este deslocamento ocorrerá em avião do Governo de Minas com saída de Brasília para Itacarambi prevista para às 6h da manhã desta segunda-feira.
O chefe do Observatório Sismológico da UnB, professor Lucas Vieira Barros, confirma a instalação de sismógrafos na localidade em função de tremores já registrados anteriormente.
O trabalho de monitoramento vinha sendo conduzido em conjunto com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com a participação da prefeitura local.
Pequeno tremor provoca desabamento e mata criança em Minas 09/12 /07- - Um tremor moderado de 4,9 graus na escala Richter provocou o desabamento de seis casas e a morte de uma criança na comunidade de Caraíbas, na cidade de Itacarambi, no norte de Minas Gerais.
* Tremores ocorriam desde maio, dizem vereadores de MG Segundo o Corpo de Bombeiros de Montes Claros, que fica a 190 km do local do tremor, o resgate foi difícil, pois não há unidades da corporação na cidade atingida. Algumas pessoas ficaram feridas com escoriações leves. Outras 66 estão desabrigadas. A vítima fatal é Jeissiane Oliveira da Silva, de cinco anos.
O abalo foi registrado na madrugada deste domingo pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) .
O tremor aconteceu a 10 km de profundidade, às 0h03 de hoje. As cidades de Montes Claros, Barreiras, na Bahia, Rio de Janeiro e Brasília sentiram efeitos do tremor, ainda segundo o USGS. A escala Richter mede a força dos terremotos e foi criada em 1935 pelo sismólogo Charles Richter.
Abalos entre 4 e 4,9 graus são considerados moderados e caracterizam-se pelo tremor e choque entre objetos. Danos maiores dificilmente acontecem. A região norte do Estado já registrou outros tremores de terra em vários meses deste ano devido a uma falha geológica no local.
O abalo foi sentido também na área urbana da cidade e em municípios vizinhos. "Desde maio vêm ocorrendo tremores lá. Em 10 de outubro houve um tremor mais forte e a comunidade ficou aterrorizada", disse o vereador Sebastião Alves dos Santos (PT), que na época foi procurado por lideranças de Caraíbas. Segundo o vereador, técnicos do Departamento de Sismologia da Universidade de Brasília (UnB) estiveram na cidade e espalharam sismógrafos durante a visita de três dias. De acordo com as primeiras informações da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG), cerca de 60 casas foram atingidas, sendo seis destruídas e as demais danificadas.
O governo mineiro divulgou nota em que informa que o governador Aécio Neves (PSDB) determinou que a Cedec forneça todo o apoio necessário à prefeitura de Itacarambi para assistência integral às famílias das vítimas.
Segundo o comunicado, para verificar a dimensão e os motivos do tremor, o governo estadual solicitará uma avaliação criteriosa à UnB.
A nota informa também que em Itacarambi será instalado um Sistema de Comando em Operações (SCO) para gerenciamento de desastres, que reúne diferentes órgãos do governo para atuar conjuntamente no monitoramento e controle de novas ocorrências.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário