22 de out. de 2007

E U A EM CHÂMAS


Incêndios na Califórnia deixam 250 mil desalojados

Uma pessoa morreu e cerca de 250 mil já foram removidas de quase 10 mil casas a nordeste da cidade de San Diego nas últimas horas por causa dos incêndios que assolam o sul da Califórnia, nos Estados Unidos, e estão fora de controle.

Os fortes ventos ameaçam espalhar o fogo por uma região que, devido à seca, pode ser facilmente consumida pelas chamas. Quase 4 mil metros quadrados foram queimados em San Diego depois de os ventos terem espalhado os incêndios que começaram em Malibu - tradicional reduto de celebridades - e castigam a área desde ontem.

"A situação continua piorando", disse o chefe do Corpo de Bombeiros no condado californiano de Fallbrook, Bill Metcalf. "Há muito boas possibilidades de o fogo chegar à costa antes de se extinguir". Segundo Metcalf, as principais casas afetadas em San Diego ficam nas comunidades de Escondido, Rancho Bernardo, Poway, Forest Ranch e Lake Hodges.

A aridez do terreno e os fortes ventos vindos da direção de Santa Ana fizeram com que o incêndio se estendesse pelo sul da Califórnia (entre Los Angeles e San Diego) matando uma pessoa e deixando pelo menos 17 feridas.

Quatro dos feridos são bombeiros envolvidos no combate ao fogo. Até o final de domingo, as chamas tinham consumido uma superfície de mais de 80 quilômetros quadrados, segundo um porta-voz do Departamento Florestal da Califórnia.

"A situação está 0% controlada, o que significa que estamos à mercê do vento", afirmou a prefeita de Malibu, Pamela Conley. Malibu é uma área residencial situada a 35 quilômetros de Hollywood que ocupa cerca de 40 quilômetros ao longo da costa do Oceano Pacífico. Lá moram várias estrelas do showbiz.

Entre as casas afetadas pelo fogo estava o luxuoso castelo Kashan, propriedade da socialite Lilly Lawrence, e que acabou devorado pelas chamas. Já foram desocupadas as casas do cineasta James Cameron (de Titanic), da cantora Olivia Newton-John (de Grease - Nos Tempos da Brilhantina) e dos atores Ryan O'Neal e Victoria Principal, entre outros. Também estão em perigo as residências dos atores Mark Hammill (Guerra nas Estrelas), Sean Penn (Sobre Meninos e Lobos) e David Duchovny (Arquivo X).

O governador do estado da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, declarou estado de emergência em sete condados. No entanto, a situação piorou hoje e atualmente existem 12 focos de incêndio sem controle na região. Schwarzenegger disse hoje que o vento "é o inimigo número um atualmente".

O fogo também chegou até o campus da Universidade Pepperdine, fazendo funcionários e alunos deixarem as instalações. Mais de 24 construções, incluindo cinco casas, a sede de uma fábrica de cristal e uma igreja presbiteriana, foram destruídas até o momento na região de Malibu, segundo a rede CNN.

Outro grande incêndio, espalhado pelos ventos de quase 130 km/h, arrasou cerca de 50 quilômetros quadrados ao redor de Santa Clarita, a 56 quilômetros do centro de Los Angeles. O prefeito de San Diego, Jerry Sanders, admitiu que o fogo se espalhou muito mais rápido do que o previsto e que entrou nos limites da cidade na madrugada de hoje.

Sanders pediu com urgência que os habitantes da cidade "recolham seus pertences mais importantes para começar a remoção imediatamente". As forças de segurança usam desde ônibus escolares até carros particulares para retirar os desabrigados. Ainda está vivo na memória dos cidadãos da região o incêndio que matou 12 pessoas e consumiu 1.134 quilômetros quadrados de terras ao sul da cidade de Ramona, em 2003.




Nenhum comentário: