ACIDENTE DE TRENS NO BRASIL...TERA CULPADOS?
Choque de trens no Rio deixa ao menos oito mortos e 101 feridos
30/08 - 17:09,
RIO DE JANEIRO - Pelo menos oito pessoas morreram e 101 ficaram feridas, segundo informações da empresa Supervia e da Secretaria Estadual de Saúde, em colisão envolvendo um trem de passageiros (prefixo UP171), com destino à estação de Japeri, e outro trem sem passageiros (WP908), a 200 metros da estação de Austin, em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, por volta das 16h09 desta quinta-feira. A Supervia é responsável pela administração do transporte ferroviário do ramal da Central do Brasil.
* Tem notícias sobre o acidente no Rio de Janeiro? Envie seu relato
* Concessionária de trens do Rio já foi multada 2 vezes
* Veja fotos do acidente
No começo da noite, a concessionária havia divulgado nove mortos, mas corrigiu a informação. A Secretaria de Saúde também havia divulgado 111 feridos, mas corrigiu o número às 22h30. Segundo o Corpo de Bombeiros, os feridos em situação mais grave foram encaminhados para o Hospital Miguel Couto. Os hospitais Saracuruna, Duque Caxias, Posse e Getúlio Vargas também receberam feridos.
O nome dos mortos ainda não foi divulgado. A Supervia destacou que os maquinistas dos dois trens estão bem. Um deles, que não teve o nome revelado, ficou ferido, mas recebeu atendimento e não corre risco de morte.
O diretor de operações da Supervia, João Gouveia, declarou, que havia cerca de 850 pessoas no trem no horário do acidente.
A Supervia afirma que dará toda a assistência possível às vítimas. "Vamos arcar com as despesas do funeral. No momento estamos preocupados com a questão dos nossos clientes e de seus familiares”, disse Gouveia.
“Vamos apurar as causas do acidente, para saber se houve falha técnica ou problema na sinalização. O laudo deve sair em cerca de dez dias", completou. O presidente do Sindicato dos Ferroviários, Valmir Lemos afirmou, porém, que "a manutenção da via férrea é precária".
Uma comissão de técnicos já iniciou o trabalho de perícia no local nesta quinta-feira e as pessoas envolvidas no acidente serão ouvidas a partir desta sexta-feira. Não há previsão de liberação da linha do trem, segundo João Gouveia.
Cerca de 70 bombeiros de 3 quartéis fizeram o resgate das vítimas com policiais militares e funcionários da Defesa Civil.
Como teria acontecido o acidente
Apesar de a ferrovia ser monitorada por um centro de controle, o choque não foi evitado. O trem de oito vagões, que saiu da Central do Brasil, subia num trecho de duas linhas quando bateu na traseira do trem vazio, de quatro vagões, a 200 metros de Austin. A colisão teria ocorrido no entroncamento das duas linhas quando um dos trens estaria dando ré.
A Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio informou que as ruas Quinze de Novembro e Comandante Paulo Silva foram bloqueadas para facilitar o trabalho da polícia e dos bombeiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário