21 de mar. de 2010

Erupção vulcânica em 2010


Erupção vulcânica


21 mar (EFE).- Mais de 600 pessoas foram evacuadas hoje pela erupção do vulcão Fimmvorduhals, no sul da Islândia, que obrigou o Governo a decretar estado de emergência na região.

As pessoas evacuadas, que vivem em três cidades próximas ao vulcão, foram hospedadas em uma escola e atendidas por funcionários da Cruz Vermelha. Ainda não se sabe quando elas poderão voltar para casa.

O aeroporto de Keflavik esteve fechado para o tráfego aéreo internacional durante várias horas devido à pouca visibilidade provocada pelas cinzas lançadas pelo vulcão. Depois do meio-dia local (9h de Brasília), foram retomados os voos internacionais, mas não os voos domésticos.

As autoridades consideraram a erupção de categoria baixa, mas temem que possa haver outra mais severa no Katla, um vulcão próximo e com maior poder de destruição.

A ameaça de possíveis enchentes foi descartada após o exame realizado na área pelos técnicos, mas a proximidade do epicentro à geleira faz com que se mantenha a declaração de emergência.

O vulcão subterrâneo Fimmvorduhals, cuja erupção era esperada pelos especialistas havia tempo, está situado sob o gelo, entre as geleiras de Eyjafjalla e Mýrdal, cerca de 120 quilômetros ao leste de Reykjavik.

A erupção, que ocorreu por volta da meia-noite local (21h de Brasília), abriu uma rachadura de comprimento entre 500 metros e 1 quilômetro no gelo.

O Fimmvorduhals não entrava em erupção desde 1823.

A Islândia é uma ilha formada pela atividade vulcânica e ainda conta com inúmeros vulcões subterrâneos ativos. O mais conhecido é o Hekla, que entrou em erupção pela última vez há dez anos.
Foi a maior explosão de lavas dos últimos 200 anos no país. As últimas erupções na zona dessa geleira aconteceram em 1821 e 1823.

Nenhum comentário: