SITE DE USO PESSOAL,PARA PESSOAS INTELIGENTES,QUE OLHAM O FUTURO...QUE PODERÁ SER TERRIVEL,SE NADA FOR FEITO... SEJA BEM VINDO
8 de set. de 2010
O DESPERTAR DE UM VULCÃO
DEPOIS DE 400 ANOS
Vulcão na Indonésia entra em erupção após 400 anos
O vulcão Monte Sinabung, localizado no oeste da Indonésia, começou a expelir lava e areia neste domingo, marcando sua primeira erupção em mais de 400 anos. A última vez que o Monte Sinabung entrou em erupção foi em 1600, portanto os estudiosos não conhecem seu padrão de erupção, mas monitoram de perto as atividades no local.
De acordo com um especialista do governo em vulcões, o Monte Sinabung, na província de Sumatra do Norte, começou a dar sinais de vida há alguns dias e a pequena erupção desta manhã está praticamente encerrada. O vulcão expeliu areia e cinzas a uma altura de 1.500 metros, mas a lava se concentrou apenas nas proximidades da cratera, sem causar danos maiores.
A retirada de pessoas na encosta da montanha teve início na sexta-feira, assim que os primeiros sinais de atividade foram detectados. Cerca de 10 mil pessoas que deixaram suas casas foram abrigadas em prédios do governo, templos religiosos e outros locais em duas cidades próximas. O governo distribuiu 7 mil máscaras para os refugiados e montou cozinhas públicas, disse Priyadi Kardono, porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres.
A Indonésia, maior arquipélago do mundo, está localizada sobre o chamado "anel de fogo", um arco de vulcões e falhas geológicas no Pacífico
Mais de 20 mil desalojados por conta de vulcão na Indonésia
Sumatra (Indonésia) - O Monte Sinabung, que entrou em erupção pela primeira vez em 400 anos, segue expelindo lava nesta terça-feira. Mais de 20 mil pessoas foram retiradas dos locais mais próximos ao vulcão, por medida de segurança. Duas pessoas morreram vítimas de ataques cardíacos. A fumaça do vulcão já chega a 2 mil metros de altura.
Apesar da atividade do Sinabung ter diminuído, os especialistas mantêm a vigilância por não dispor de um padrão de comportamento do vulcão, cuja última erupção registrada é do ano de 1600.
De acordo com o Centro de Vulcanologia da Indonésia, o escritório de proteção civil enviou para a região dúzias de caminhões, ônibus e ambulâncias para evacuar os moradores de 17 aldeias.
As autoridades retiraram pelo menos 10 mil pessoas nas zonas altas nas encostas do vulcão de 2.460 metros e as levaram a refúgios temporários, numa zona predominantemente agrícola. Elas foram orientadas a permanecer nos refúgios por uma semana, segundo autoridades locais.
O Monte Sinabung entrou em erupção perto de meia-noite (horário local) de domingo após emitir estrondos por vários dias, provocando pânico entre os moradores.
A Indonésia, que fica sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica, abriga mais de 400 vulcões, dos quais pelo menos 129 continuam ativos e 65 estão qualificados como perigosos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário