15 de set. de 2008

FURACÃO IKE - A FÚRIA


O Ike deixa ao menos 30 mortos em sua passagem por oito Estados americanos, incluindo a costa texana, no Golfo do México, onde o furacão deixou um rastro de destruição e alagamentos.

Entre as vítimas estão cinco pessoas da ilha de Galveston, no Texas, incluindo um corpo encontrado em um veículo próximo ao aeroporto, submergido pelas águas das tempestades trazidas por Ike.
Smiley N. Pool/e
GKX08 - HIGH ISLAND (EEUU), 14/9/2008.- Una casa permanece casi intacta entre los escombros en Gilchrist, Texas (EEUU) hoy, 14 de septiembre de 2008, después del paso del huracán Ike que tocó tierra a lo largo de la costa de Texas con una categoría 2 y vientos de 100 millas por hora, que dejaron cuantiosos daños y damnificados. Los equipos de rescate desarrollan una intensa búsqueda de supervivientes con un saldo de al menos ocho muertos a su paso por Texas y Luisiana, mientras las autoridades tratan de evaluar con precisión los daños. EFE/SMILEY N. POOL/ POOL
Casa permanece quase intacta em meio aos escombros em Gilchrist, no Estado do Texas

No Texas, onde os danos causados pelo furacão foram maiores, outras duas pessoas morreram. Também houve seis vítimas em Louisiana, incluindo um adolescente de 16 anos que ficou preso nas fortes correntes.

Dois jogadores de golfe morreram quando uma árvore caiu sobre eles no Tennessee. Outras seis pessoas morreram em Indiana, três no Missouri, uma no Arkansas e três em Ohio, incluindo dois motociclistas que morreram quando uma árvore caiu sobre eles em um parque estadual.

O furacão Ike deixou ainda mais de 80 mortos no Caribe, por onde passou antes de atingir os EUA.

Em Houston, Texas, a quarta maior cidade dos EUA, o furacão deixou grandes danos e o fechamento de seus dois aeroportos --que devem reabrir nesta segunda-feira. Todas as lojas e escolas continuam fechadas até segundo aviso.

Simon Chabel, da Agência Federal de Gestão de Emergências, afirmou à agência France Presse que no fim do domingo 3.743 pessoas haviam sido resgatadas no Texas, depois que o Ike derrubou postes e árvores, destruiu cabos de energia elétrica, além de ter provocado um cenário de destruição em todo o Estado.
David J. Phillip/Efe
TXDP132 - High Island, (EEUU), 14/9/2008.- Un grupo de personas se trasladan en una camioneta por una vía inundada cerca a High Island, Texas (EEUU) hoy, 14 de septiembre de 2008, después del paso del huracán Ike que tocó tierra a lo largo de la costa de Texas con una categoría 2 y vientos de 100 millas por hora, que dejaron cuantiosos daños y damnificados. Los equipos de rescate desarrollan una intensa búsqueda de supervivientes con un saldo de al menos ocho muertos a su paso por Texas y Luisiana, mientras las autoridades tratan de evaluar con precisión los daños. EFE/DAVID J. PHILLIP / POOL
Carro tenta atravessar as estradas ainda alagadas pelas fortes chuvas do Ike

Muitos dos resgatados tiveram de ser transferidos a abrigos por ônibus, já que não têm condições de voltar para casa por enquanto.

No entanto, o governador do estado do Texas, Rick Perry, admitiu que o pior cenário projetado em algumas áreas não aconteceu. Ele anunciou ainda "a maior operação de socorro e busca de toda a história do Estado".

Não há registro de quantas pessoas ainda estão em suas casas ou quantas estão em situação de risco. A Cruz Vermelha afirmou que 42 mil pessoas estão em abrigos.

Os abrigos no Texas estão lotados e muitos dos retirados chegaram com pouco dinheiro.
"Eu não tenho para onde ir", disse Ldyyan Jonjocque, 61, esperando ônibus para levá-la ao abrigo.

Nas cidades mais atingidas, como Orange, Bridge City e Galveston, as autoridades continuam a busca porta-a-porta na esperança de alcançar pessoas que decidiram permanecer em suas casas, muitas das quais estão sem suprimentos e energia elétrica.

O presidente George W. Bush deve visitar a região nesta terça-feira. Ele afirmou que a restauração da energia é prioridade já que 2 milhões de pessoas estão no escuro no Texas, Louisiana e Arkansas.

O presidente pediu às companhias elétricas que "recrutem pessoas de fora do Estado para ajudar nisso".

Ike foi reduzido a depressão tropical enquanto segue para o norte. As estradas foram fechadas no Kentucky por causa dos fortes ventos. No norte de Chicago, dezenas de pessoas em um subúrbio precisaram ser retiradas de barco.

FONTE : JORNAIS




Nenhum comentário: