17 de set. de 2007

ACIDENTE AÉREO PARTE 02


Tailândia confirma morte de 87 pessoas em acidente aéreo




Ao menos 87 pessoas morreram neste domingo em um acidente com um avião MD-82 da companhia tailandesa One-two-go, na cidade turística de Phuket, na Tailândia.

O vôo OG269 deslizou durante a aterrissagem, bateu contra um muro e explodiu.

"Há 87 mortos e 43 sobreviventes", informou em um comunicado o ministro tailandês da Saúde, Mongkol Na Songkhla. De acordo com fontes aeroportuárias, dos 123 passageiros, 45 eram tailandeses e 78 estrangeiros.

A aeronave MD-82, procedente de Bancoc, tinha 130 pessoas a bordo, sendo sete tripulantes.

Entre os sobreviventes, 15 são tailandeses e 28 estrangeiros, mas os números ainda dependem de comprovação das nacionalidades das vítimas, segundo informou o governo tailandês.

"A equipe de legistas da polícia realizará as autópsias para identificar os 87 mortos", acrescentou o ministro.

O diretor do aeroporto internacional de Phuket, Pornchai Eua-aree, confirmara mais cedo que 70% dos passageiros eram estrangeiros.

A polícia informou que vários passageiros foram retirados do avião, que saiu da pista de pouso por causa da chuva, se partiu em dois e pegou fogo.

"Algumas vítimas sucumbiram às chamas, outras foram arremessadas do avião", declarou à France Presse o governador adjunto da província, Vorapot Ratsima.

Vítimas

Funcionários de um dos principais hospitais de Phuket disseram à France Presse que algumas pessoas estavam em situação grave. Entre os estrangeiros havia cidadãos da Austrália, Áustria, Reino Unido, Irã, Irlanda, Itália e Holanda.

Outros hospitais da ilha anunciaram que atendem pessoas da Holanda e Suécia.
Vítima do vôo OG269, da companhia One-Two-Go, recebe atendimento médico em hospital

A edição on-line de um jornal tailandês destaca que dois franceses estariam entre os feridos. Um médico afirmou ainda que as vítimas tiveram pernas fraturadas e ferimentos na cabeça.

O aeroporto de Phuket foi fechado para facilitar a organização das operações de resgate.

"Tentaremos reabrir o mais rápido possível. Todos os vôos de hoje foram cancelados", declarou o vice-ministro dos Transportes, Sansern Wongcha-um.

Investigação

Chaisak Angkasuwan, alto funcionário da aviação civil, anunciou a abertura de uma investigação para determinar as causas do acidente e examinar os dados da caixa-preta, assim como das gravações da torre de controle.

"O avião ia pousar, mas por causa do tempo ruim em Phuket, com ventos fortes e chuvas, talvez o piloto não tenha visto com clareza a pista", explicou Angkauwan ao canal de notícias TiTV.

"Só saberemos o que aconteceu quando analisarmos a caixa-preta. O avião se partiu em dois", acrescentou.

O comandante de polícia para a região de Phuket, Sokchai Limcharoen, anunciou que o acidente aconteceu por volta das 15h35 (5h35 horário de Brasília).

A companhia aérea One-two-go colocou números de telefones em seu site para que as pessoas possam obter informações atualizadas sobre as vítimas do acidente.

Phuket é uma ilha turística localizada a 860 km do sul de Bangcoc. Por ano, o hotel mais conhecido da região registra um fluxo de 3 milhões de turistas, principalmente europeus, atraídos pelas belas praias do local. A cidade foi uma das atingidas pelo tsunami em dezembro de 2000

Nenhum comentário: